Trabalho decente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

a)

Viviane Paula S P S Coelho

TRABALHO DECENTE

Produção Textual apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharelado em Administração.

Tutor Eletrônico:
Professores: Adriana RampazoMarcelo Silveira
Wilson Sanches
Márcia Bastos

Pirapora-MG
2011

sumário

1- INTRODUÇÃO

O tema refere-se ao Direito do Trabalho, precisamente no estudo do conceito de Trabalho Decente. A discussão aproxima-se do tema Trabalho Decente, segundo estudos da Organização Internacional doTrabalho (OIT), tendo em vista a importância deste instituto para a promoção do bem estar e garantia de vida digna aos trabalhadores, combatendo a discriminação racial ou sexual.
Mas para isso é preciso que haja reconhecimento do valor do trabalho que o trabalhador exerce na sociedade, pois os mesmos é que fazem com que o crescimento econômico seja necessário para o desenvolvimento do país.Trabalho Decente é o que todos os trabalhadores deste país desejam, uma vida de dignidade, justa e reconhecida, são eles que movimentam a economia do mundo é o que todos eles sabem fazer de melhor, por isso merecem todo o respeito e o apoio de todos, seja ele um gari ou administrador, ambos merecem por igual, pois não há um melhor que outro.
A participação e o compromisso detodos são fundamentais para o avanço dos objetivos. Pois, trabalho decente é direito de todos.

2 – CONCEITO DE TRABALHO DECENTE

A Organização Internacional do trabalho (OIT) Define Trabalho Decente como “um trabalho produtivo e adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade, e segurança, sem quaisquer formas de discriminação, e capaz de garantir uma vida dignaa todas as pessoas que vivem de trabalho”.
Desde 2003, o governo brasileiro assumiu um compromisso com a OIT de promover o trabalho decente. O trabalhador para garantir uma vida digna é preciso ter sua liberdade de expressão, para poder ir e vir sem qualquer discriminação tanto racial quanto sexual, tendo assim uma igualdade de oportunidades, de tratamento e combate a discriminação.A OIT – Organização Internacional do Trabalho visa a traduzir o objetivo de garantia a todas as pessoas tendo uma boa oportunidade de emprego produtivo, em condições de: Liberdade (independência); Equidade (Justiça) Segurança (confiança) e Dignidade (honra).
A oportunidade de emprego produtivo, a garantia a todos que queiram trabalhar da chance de efetivamente encontrar um emprego,o qual seja instrumento que permita o alcance de um nível de bem-estar aceitável ao trabalhador e sua família. O trabalhador tem livre acesso para escolher onde trabalhar, para quem trabalhar garantindo assim um bom emprego e salário digno para que sua família viva com conforto, proteção e saúde. Mas para que haja tudo isso é preciso que o empregador dê ao seu funcionário condições de segurança,proteção á saúde, moradia, educação... e conciliação entre o trabalho e a família, e respeitando suas diferenças, excluindo qualquer tipo de discriminação, dando oportunidade para que o seu funcionário tenha voz nas participações decisivas no trabalho. E o direito a um trabalho que garanta proteção social nos impedimentos de seu exercício (desemprego, doença, acidentes, entre outros), assegurandorenda ao chegar à época da aposentadoria e nos direitos fundamentais para os trabalhadores e trabalhadoras serem respeitados.
A maior dignidade para um trabalhador é saber que todo o seu serviço prestado foi reconhecido pelo seu empregador. Portanto, o trabalho é a via fundamental para a superação da pobreza e da exclusão social. E não qualquer trabalho, mas sim um Trabalho Decente,...
tracking img