Exercicios de economia - caps 13, 14 e 15

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (887 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Conceitue inflação, inflação de demanda e inflação de custos, relacionado os respectivos fatores que a provocam.
Inflação é definida como um aumento contínuo e generalizado no índice de preços.O aumento de um bem ou serviço em particular não constitui inflação, somente ocorre quando há um aumento generalizado da maioria dos bens e serviços.
Inflação de demanda refere-se ao excesso dedemanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços.
Inflação de custos pode ser associada a uma inflação tipicamente de oferta. O nível da demanda permanece o mesmo, mas os custos decertos fatores importantes aumentam. Com isso, ocorre uma retração da produção, deslocando a curva da oferta do produto para trás, provocando um aumento dos preços de mercado. As causas mais comuns dosaumentos dos custos de produção são:
Aumento do custo de matérias primas;
Aumentos salariais acima da produtividade;
Estrutura de mercado.

2 – Explique resumidamente as distorções provocadaspor altas taxas de inflação.
A distorção mais séria provocada por altas taxas de inflação é a piora da distribuição de renda, devido à redução do poder aquisitivo da classe trabalhadora, que dependemde rendimentos fixos, com prazos legais e reajustes (dissídios coletivos). Também deve ser destacado o efeito que altas taxas de inflação provocam sobre investimentos e, conseqüentemente, nocrescimento econômico.
Pode ocorrer ainda que, na tentativa de recuperar o saldo comercial, as autoridades lancem mão de desvalorizações cambiais, as quais, tornando a moeda nacional mais barata relativamenteà moeda estrangeira, podem estimular a colocação de nossos produtos no exterior, ao mesmo tempo em que se desestimulam as importações. Entretanto, as importações essenciais, das quais o país não podeprescindir (como petróleo, fertilizantes, equipamentos sem similar nacional), tornar-se-ão inevitavelmente mais caras, pressionando para cima os custos de produção. Fecha-se um verdadeiro ciclo...
tracking img