Subsistema de recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Relacionamento entre Clientes e Fornecedores Internos e Externos

A Arte do Relacionamento

Cliente Interno – São todos aqueles que recebem serviços de outros setores internos (gerente, supervisor, um colega de trabalho que dará continuidade em alguma etapa da produção de um produto, etc,)
Cliente Externo – É propriamente dito o cliente final.
Os profissionais da atualidade perceberam quenão trabalham para um empregador, mas sim para o cliente externo. O sucesso do relacionamento com o cliente externo depende de um relacionamento consistente com a cadeia de fornecedores e clientes internos, que são elementos essenciais no atendimento dos objetivos da empresa. Essa cadeia é formada por seres humanos interdependentes, onde a qualidade e sucesso de serviço prestado depende de um bomrelacionamento.

A Qualidade na Relação Cliente-Fornecedor Interno

O crescimento do setor de serviços tem mostrado a importância das empresas se dedicarem mais a qualidade dos serviços prestados. Entre os aspectos mais importantes, deixado muitas veze em segundo plano está a qualidade que deve estar presente nos serviços prestados na relação cliente-fornecedor interno.
Os departamentos de umaempresa formam uma cadeia de fornecedores e clientes internos, essencial para o desempenho da empresa.
Para fornecer serviços com a qualidade esperada do cliente é necessário identificar e monitorar suas expectativas.

Qualidade no Atendimento
-Atendimento
È a relação entre você e o representante da Empresa, e envolve todo o aspecto da prestação do serviço.

Qualidade no atendimento
Éa capacidade que um produto ou serviço têm de atender as necessidades e expectativas do cliente. Conhecer seus clientes, suas necessidades, desejos e expectativas, são indispensáveis para a qualidade no atendimento.
O atendimento direcionado para esses aspectos, indica atender com:
* Presteza;
* Competência;
* Credibilidade;
* Confiabilidade;
* Disponibilidade;
*Comunicação;
* Iniciativa.
-Satisfação
Atender ao que é desejado, a expectativa deve ser o objeto administrativo. E isto vai além das especificações do produto, atrvés de atitudes que garatam o conforto, segurança, praticidade, eficiência, bem estar, etc.

Custo da não qualidade.

Atender o cliente com qualidade, ou satisfazê-lo, é uma filosofia empresarial baseada na parceria. É fundamentalcompreender que atender o cliente com qualidade não se resume a tratá-lo bem, mais do que isso, significa agregar valor a produtos/serviços com o objetivo de superar suas expectativas. Para isso, é necessário estabelecer um canal de comunicação direto entre o cliente e a empresa e entre clientes internos e fornecedores internos, priorizando as necessidades e interesses do cliente. A falta dequalidade nos atendimentos internos pode afetar diretamente e indiretamente os consumidores finais.
Os consumidores ficaram muito mais exigentes no que se refere ao atendimento, conhecem seus direitos e querem cada vez mais informação sobre os produtos que vão adquirir.

A Repercussão de Informações

A base para uma boa relação cliente-fornecedor está no feedback (processo de enviar informaçõesa uma pessoa ou a um grupo com o intuito de que o emissor da mensagem atingisse seus objetivos).
Para que se acerte na comunicação do feedback, as barreiras devem ser rompidas e estabelecidas em uma relação de confiança e credibilidade para que seus públicos se sintam seguros perante a organização.
Em uma organização não existe comunicação sem feedback, e caso não ocorra, a empresa nãoconseguirá atingir suas metas, tendo um grande obstáculo a ser superado. Todo o processo da comunicação está no envio e recebimento da informação, ou seja, o receptor tem que escutar a mensagem, absorvê-la e dar uma resposta ao emissor, só assim o processo estará completo. Esse processo de comunicação pode se relacionar também com o fornecedor que tem que saber ouvir seu cliente e assim suprir suas...
tracking img