Trabalho decente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO I

ADRIANO DA SILVA ALMEIDA

FUNDAMENTOS EM ADMINISTRAÇÃO I
TRABALHO DECENTE

Petrópolis
2011

adriano da silva almeida

FUNDAMENTOS EM ADMINISTRAÇÃO I
TRABALHO DECENTE

Trabalho apresentado ao Curso Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinaTeorias da Administração I.

Profª. Adriana Rampazo

Petrópolis

2011

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 TRABALHO DECENTE 2 – EXTRUTURAÇÃO 4
2.2 TRABALHO DECENTE 2 - DASAFIOS E PERSPECTIVAS 11

3 ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 14
3.1- ELEMENTO GRÁFICO 14
3.2 - ELEMENTO DE FOTOGRAFIA 15

4 PAPEL DO ADMINISTRADOR NOA PROMOÇÃO DOTRABALHO DECENTE 18

5 CONCLUSÃO 19

REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO

• TRABALHO DECENTE:

– Condição fundamental para:
• superação da pobreza;
• redução das desigualdades sociais;
• garantia da governabilidade democrática;
• desenvolvimento sustentável.
– É um trabalho adequadamente remunerado, exercido emcondições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna.
– A promoção do Trabalho Decente passou a ser um compromisso assumido entre o Governo brasileiro e a OIT a partir de junho de 2003, com a assinatura, pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo Diretor-Geral da OIT, Juan Somavia, do Memorando de Entendimento.
– Em maio de 2006 foielaborada a Agenda Nacional de Trabalho Decente - ANTD.
– A partir da ANTD foi elaborado o Programa Nacional de Trabalho Decente que estabelece, além das prioridades, os resultados esperados e as estratégias, metas, prazos, produtos e indicadores de avaliação.

Trabalho Decente, - Ministério do Trabalho e Emprego – Desafios e Pepectivas . Disponivel em www.4shared.com – Buscar:Trabalho Decente, Acessado em 12/09/2011

DESENVOLVIMENTO

O Trabalho Decente

Visível é na atualidade o confronto entre o legislado e o negociado nas relações de trabalho, o que nem sempre leva em consideração os princípios basiladores dos Direitos Fundamentais, ou seja, por se tratar de um direito social, há de se respeitar o mínimo previsto em lei. Nas relações do contrato detrabalho, o legislado deve prevalecer sobre o negociado, quando este ferir a norma legal, posto que assim estará se respeitando não só o Direito Fundamental do Trabalhador, mas principalmente este como sujeito de direitos, como cidadão trabalhador, corroborando de forma coerente a agenda do trabalho decente.

De acordo com o art. 1º, inciso III, da Constituição Federal de 1988, Dignidade daPessoa Humana é fundamento do Estado brasileiro e portanto, orientador de toda a legislação. onde se deve tratar o trabalhador com todo respeito, enquanto cidadão, e principalmente enquanto trabalhador, posto que na relação capital x trabalho, o capital se torna mais forte, até pela própria força que detém diante de tais relações.

O trabalho é um direito de todo ser humano, pois permite queeste desenvolva várias capacidades, inclusive a de viver em grupo e mesmo se realizar de modo completo como ser humano. Dallari (1998, p. 40), corroborando o assunto bem coloca que:

O trabalho permite à pessoa humana desenvolver sua capacidade física e intelectual, conviver de modo positivo com outros seres humanos e realizar-se integralmente como pessoa. Por isso otrabalho deve ser visto como um direito de todo ser humano.

Não há dúvidas de que o trabalho se relaciona diretamente com os Direitos Humanos, sendo em sua essência uma condição a que o ser humano, enquanto na condição de trabalhador, deveria ser respeitado em sua integralidade.

Com isso, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), leva em consideração alguns pontos básicos para...
tracking img