Resenha do filme o nome da rosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Leia o texto abaixo para responder a questão 1:
Ao final do filme de Jean-Jacques Annaud, aparece a inscrição latina que deu origem ao título do Livro de Umberto Eco: ”Stat rosa pristina nomine, nomina nuda tenemus”. ("A rosa antiga permanece no nome, nada temos além do nome”). A sentença remete a um dos problemas centrais da intelectualidade medieval: “a querela dos universais”. Da perspectivaescolástica, fundamentada na obra de Aristóteles, o que é verdadeiramente real é aquilo que se denominou “substância primeira”, ou seja, as coisas particulares que conhecemos através dos cinco sentidos (como, por exemplo, essa rosa diante de mim). No entanto, Aristóteles também escreveu sobre aquilo que denominou “substâncias segundas”, ou seja, os conceitos das coisas, os também chamados“universais” (como, por exemplo, o nome da rosa).
O que parecia estranho aos monges medievais e professores das universidades nascentes consistia no fato de que, enquanto essa rosa existente diante de mim (substância primeira) deixa de existir em alguns dias, o nome da rosa persiste como universal, eterno e imutável. Sendo assim, permanecia o enigma: o nome da rosa é uma construção mental que apreendemosde nosso contato sensível com as rosas particulares (nominalismo que adianta o espírito moderno), ou, ao contrário, é a razão de ser de todas as rosas em particular (essencialismo propriamente medieval). Se não conhecêssemos o conceito universal de rosa, como os distinguiríamos a rosa dos outros seres? Por outro lado, qual seria a origem da ideia de rosa, senão nosso contato sensível com essasrosas em particular?

1) Diante das obtusas razões da filosofia medieval, sumariamente descritas acima, e a partir de suas aulas sobre o nascimento da ciência moderna, escreva sobre a diferença entre a concepção de conhecimento medieval e aquela desenvolvida por Galileu Galilei, René Descartes e Francis Bacon no final do século XVI e início do século XVII.
De acordo com as aulas é possívelidentificar no conhecimento medieval, a submissão à igreja, a qual suas atitudes eram interpretadas como absolutamente certas, mas com o passar do tempo as observações e experiências foram surgindo, assim a ciência (normalmente seguida com uma observação ou experimento) começou a progredir.

2) Por volta do sexto minuto do filme, William de Baskerville retira de sua bagagem alguns estranhosobjetos (um quadrante, um astrolábio e uma ampulheta), percebendo a aproximação de alguém, subitamente esconde seus instrumentos. Por que razão se comporta dessa maneira? Justifique sua reposta baseando-se em suas leituras.
Após as aulas e leitura de textos podemos interpretar essa atitude da seguinte maneira: Antigamente a igreja tinha razão absoluta e a ciência não era reconhecida e, em muitoslugares, proibida. Os objetos estranhos que William tira de sua bagagem são instrumentos científicos que era usado para experiências/observações cientificas, porém na igreja isso era proibido devido a suposta contradição a mesma e, como ele estava em um ambiente religioso, seria uma provocação gigantesca o uso desses instrumentos.

3) Um filme histórico, geralmente, pretende ser uma reconstruçãode uma época em seus aspectos culturais, social, econômicos, políticos, técnicos e políticos.
No caso específico do filme O Nome da Rosa, essa reconstrução foi considerada especialmente bem feita. A partir de suas aulas e leituras sobre a Idade Média, descreva o que da ambientação do filme pode ser relacionado como tipicamente feudal. Para tanto, selecione duas cenas (indicando os minutos em queocorrem), descreve-as e explique o que há de medieval nelas. Justifique suas escolhas citando os textos indicados nas aulas. Para fazer essa atividade, você deve estar atendo às paisagens, às instituições, às relações sociais representadas no filme.


4) A maior parte da história do filme de desenrola no interior dos muros de um mosteiro. Em qual estilo arquitetônico você enquadraria...
tracking img