Estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Curso Superior de Administração
Porto Alegre – Adventista / RS

ATPS ESTATÍSTICA




PROFESSOR:
IVONETE MELO DE CARVALHOPORTO ALEGRE, 14 DE SETEMBRO DE 2012.



INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo verificar o processo de controle da qualidade do empacotamento de sacos de café de 1 kg em uma determinada fábrica, primeiramente explicaremos alguns conceitos teóricos da estatística que servirão de suporte para posteriormente fazermos aanálise dos dados coletados. Serão pesados 100 pacotes de 1 kg e construída uma tabela com os dados, a seguir faremos diversos cálculos estatísticos para aferir a qualidade do processo de empacotamento em relação ao peso das amostras.

ETAPA 1.

Estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve planejamento do experimento a serrealizado, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações. A estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas.
Conforme Larson e Farber: “Estatística é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões”.Dadas são informações provenientes de observações, contagens, medidas ou respostas, existem dois tipos de conjuntos de dados: população e amostra.
População é o conjunto de todos os resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse. Já a amostra é um subconjunto de uma população. Temos também dois termos importantes no estudo da estatística: parâmetro e estatística. Parâmetroé uma descrição numérica de uma característica da população enquanto estatística é uma descrição numérica de uma característica da amostra.
O estudo da estatística divide-se em dois ramos principais: a estatística descritiva e a estatística inferencial.
Estatística descritiva é o ramo que trata da organização, do resumo e da apresentação dos dados.
Estatísticainferencial é o ramo que trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra. A ferramenta básica no estudo da estatística inferencial é a probabilidade.
Os conjuntos de dados podem ser classificados de acordo com seu tipo em qualitativos (consistem em atributos, classificações ou registros não numéricos) ou quantitativos (consistem em medidas ou contagens numéricas).Conforme o seu nível de medição os dados podem ser classificados em:
- Dados no nível de medida nominal são somente qualitativos, nesse nível os dados são categorizados usando-se nomes, marcas ou qualidades. Nenhum cálculo matemático pode ser feito nesse nível.
- Dados no nível de medida ordinal são qualitativos ou quantitativos, nesse nível, os dados podem ser arranjados em ordem,mas as diferenças entre os registros de dados não são significativas.
- Dados no nível intervalar de medida são quantitativos. Os dados podem ser ordenados e é possível calcular diferenças significativas entre os registros de dados. No nível intervalar, um registro nulo representa simplesmente uma posição na escala; o registro não é um zero inerente.
- Dados no nível racional demedida são similares aos do nível intervalar, com a propriedade adicional de que um registro nulo é um zero inerente. Uma razão entre dois valores de dados pode ser formada para que os valores possam ser expressos como múltiplos de um outro.
Amostragem ou, de uma forma menos abreviada, estudo por amostragem, é o estudo de um pequeno grupo de elementos retirado de uma população que se...
tracking img