Resenha do filme o nome da rosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do filme (O nome da Rosa)

Aluno: Eduardo Pinheiro Rocha
Uc10022891

O filme demonstra uma serie de mortos que ocorreram num mosteiro da Ordem dos Beneditinos na Itália, e essas pessoasmortas estavam com os dedos e a língua roxa. Neste mosteiro havia uma grande biblioteca que era restrita a alguns monges. Foram enviados dois mosteiros para investigar essas mortes, o fradeFranciscano, que chamava Wilhian de Baskerville e Adso Von.
Nessa biblioteca havia um labirinto e quem tinha acesso a ele morria. Os monges eram restritos a falar, somente poderiam caso fossem questionados,jamais poderia sorrir, pois acreditava q isso era coisa do demônio. Eles também se castigavam fisicamente pelos pecados cometidos e todas as mortes os monges diziam que era obra do demônio e isso erasinais do Apocalipse.
O monge Adso teve uma relação com uma mulher que era considerada cheia de demônio, e os Beneditinos diziam que a mulher se apoderava da alma do homem. Salvatore como era chamado omonge, foi visto com a mulher “endemoniada” fazendo rituais de magia, considerado de bruxaria. Então o inquisitor Bernado Gui, interrogou o Savatore e o mandou torturar e jogar na fogueira junto coma moça, e falou que ele quem havia cometido os crimes.
Ao final, descobrem que o culpado pelas mortes era um monge idoso, pois ele não queria que outros monges tivessem acesso à biblioteca,principalmente que não observassem as obras de Aristoteles. O mosteiro foi incendiado, e os inquisitores fugiram e não executaram a moça.
A igreja Católica foi uma das instituições que era contra ademocratização do conhecimento, pois a mesma instituição religiosa tinha em suas mãos o acesso aos livros com suas enormes bibliotecas, mas não era aberta a população. A critica do filme refere-se à igrejaCatólica em perseguir uma pessoa, pelo fato do mesmo trazer uma verdade do que estava ocorrendo no mosteiro, à verdade que a igreja tinha receio de que as pessoas pudessem ler os livros, através das...
tracking img