Biodgestor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Uso do Metano como Energia Alternativa na Agropecuária do Sertão do Ceará: Um Estudo de Caso da Fazenda Boa Vista

Francisca Lauriana Dantas 1, Paloma Ribeiro Rabelo 2, Washington da Silva Bernardo3
1Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (lariana1990@hotmail.com)
2Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará(palomaribeirorabelo@hotmail.com)
3Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (washingtonbernardo@ymail.com)


Resumo

O presente artigo descreve como a atividade agropecuária vem sendo apontada nas últimas décadas como uma grande responsável pela emissão de gás carbono e metano na atmosfera. No entanto, este problema ambiental já pode ser minimizado a partir da utilização dos dejetosdos animais como fonte de energia alternativa. Com o caso do Sr. Ismael de Oliveira Mendes, verifica-se que o biodigestor sertanejo é um projeto simples e de alto valor em relação ao convertimento de gases poluentes em gás de cozinha e efetivamente em energia elétrica. No entanto, o sucesso da adesão de experiências como esta, que impulsiona o desenvolvimento sustentável está condicionado aoincentivo de políticas públicas, principalmente no que diz respeito aos pequenos produtores que ainda apresentam pouca instrução e assistência técnica.


Palavras-chave: Energia alternativa. Agricultura familiar. Economia ambiental.
Área temática: Tecnologias para gestão de resíduos sólidos e líquidos na atividade agropecuária


Abstract

This article describes how agricultural activity hasbeen identified in recent decades as a large responsible for the emission of carbon and methane gas in the atmosphere. However, the environmental problem can be minimized since the use of waste from the animals as an alternative energy source. In the case of Mr. Ismael de Oliveira Mendes, it appears that the biodigester backcountry is a simple design and high value in relation to convert ofgreenhouse gases in kitchen gas and electrical energy effectively. However, the success of the accession of experiences like this that drives sustainable development is conditioned to the encouragement of public policies, especially with regard to small producers who still have little education and technical assistance.


Key words: Management Seminar on Agricultural. Articles. Model.
Thematic area:Technologies for management of solid and liquid wastes in agricultural activity.

Introdução

O rápido avanço tecnológico que se iniciou a partir da revolução industrial tem pagado um alto preço ao meio ambiente natural a partir do desenvolvimento de diversos subsídios para a agricultura, que assume papel importante no desenvolvimento econômico e social, sendo grande usuária dosrecursos naturais, contribuindo para a poluição do solo e lençóis freáticos com o uso de agroquímicos, equipamentos e dejetos gerados a partir da criação de animais. (THOMAS & CALLAN, 2010)
Para se compreender os sistemas agrícolas em nossos dias, temos que ter em mente sua sustentabilidade, pois "a agricultura é afetada pela evolução dos sistemas socioeconômicos e naturais, sendo segundo Denardi;O desenvolvimento não é somente a satisfação das necessidades das pessoas, mas está ligado às suas capacidades. Neste sentido, ele "está nas pessoas não nos objetos (DENARDI et al., 2000)

Nos últimos anos o meio ambiente vem sendo comprometido através do crescimento industrial e econômico com a utilização de recursos altamente poluidores pelas empresas que emitemdiversos gases de efeito estufa e desenvolvem poucas ações para amenizar o efeito negativo em longo prazo, bem como as empresas da agropecuária também tem contribuído para a degradação do meio através do excesso de produção dos dejetos animais. Surge a partir daí uma idéia inovadora e sustentável, o uso do biodigestor como meio de seqüestrar os gases de efeito estufa presente nos dejetos, metano...
tracking img