Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE - FAINOR
CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
COMPONENTE CURRICULAR: QUIMICA GERAL


CAIQUE MACEDO VIANA









OURO E MERCÚRIO















VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA
ABRIL/2013.


CAIQUE MACEDO VIANA










OURO E MERCÚRIO











Trabalho apresentado comoinstrumento de avaliação parcial da componente Química Geral e Experimental do Curso de Engenharia de Produção 1º semestre – noturno, sob a orientação do Prof. Ednilton













VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA
ABRIL/2013
Ouro (Au)




Origem


O ouro foi provavelmente um dos primeiros metais a serdescoberto pelo homem, juntamente com mais elementos como o carbono, mercúrio, ferro, prata, cobre e outros , por volta do ano de 2600 a.C.


Em meados do ano 1400 a.C., os Egípcios passaram a usar o ouro para valorizar os sarcófagos das múmias dos faraós. Por este e outros motivos então o ouro mereceu lugar de destaque por ser um metal precioso de beleza e características próprias.O ouro também pode ser encontrado livre na natureza, em forma de pepitas. Quando o ouro é encontrado 100% puro é denominado de 24 quilates e quando encontrado em 75% em massa de ouro e o restante correspondente è prata e cobre é denominado de 18 quilates, que é o mais utilizado para confecção de joias.


Pelo fato do ouro ser raro e com um valor comercial grande,existem inúmeras imitações, tentando se passar por esse metal tão precioso, uma delas é chamada de pirita (FeS2), um composto iônico que apresenta características muito semelhante com o verdadeiro (Au) que é a sua cor e o seu brilho.




Aplicações


O ouro é amplamente utilizado na confecção de joias (anéis, pulseiras, colares) medalhas, moedas, circuitos eletrônicos.Além do ouro ser um grande símbolo de ostentação, pode ser utilizado em revestimentos de satélites por ser um ótimo refletor de radiação infravermelha. Sem contar também que é um ótimo condutor de eletricidade e calor, porém por inviabilidade econômica é praticamente inutilizado para esses fins. A razão pela qual o ouro foi escolhido para fabricar jóias preciosas é simplesmente pelo fato de ser umelemento quimicamente estável, ou seja, não é atacado pela maioria dos reagentes, preservando assim sua beleza.










Propriedades Físico-Químico


Propriedades Físicas: Ouro (Au), Maleável, brilhante, pesado, dúctil, sólido a temperatura ambiente
Ponto de fusão: 1337,33 Kelvin
Ponto de ebulição: 3129 KelvinPropriedades Químicas: Ouro (Au)
Número atómico: 79
Classe: Metal
Série química: metal de transição
Não reage com a maioria dos produtos químicos, mas é sensível ao cloro.




Toxicidade


O ouro é utilizado no tratamento de artrite, como sal solúvel, com administração intramuscular. Também se utilizamsuspensões coloidais de isótopos radioactivo Au 198 no tratamento de diversas formas de cancro (câncer).






Porque o Ouro (Au) se encontra neste respectivo grupo na tabela periódica


O que determina que Ouro esteja neste respectivo grupo da tabela periódica, são suas propriedades físico-químico, pois o Ouro é um metal de grande ponto de fusão, um grande ponto deebulição, por ser também um elemento brilhante e maleável, pesado e não reage com a maioria dos produtos químicos, porém é muito sensível ao cloro e todas essas características são de metais de transição. Por esses motivos o Ouro se encontra no grupo dos metais de transição da tabela periódica.




















Mercúrio (Hg)


Origem...
tracking img