A corrente tecnologica e escola nova

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (413 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A corrente racional-tecnológica
Essa corrente corresponde à concepção que tem sido designada de neotecnicismo e está associada a uma pedagogia ao serviço da formação para o sistema produtivo.Pressupõe a formulação de objectivos e conteúdos, padrões de desempenho, competências e habilidades com base em critérios científicos e técnicos. Diferentemente do cunho académico da pedagogia tradicional,a corrente racional-tecnológica busca seu fundamento na racionalidade técnica e instrumental, visando a desenvolver habilidades e destrezas para formar o técnico. Metodologicamente, caracteriza-sepela introdução de técnicas mais refinadas de transmissão de conhecimentos incluindo os computadores, etc. Uma derivação dessa concepção é o currículo por competências, na perspectiva economicista, emque a organização curricular resulta de objectivos assentados em habilidades e destrezas a serem dominados pelos alunos no percurso de formação.

Apresenta-se sob duas modalidades:
A. Ensino deexcelência, para formar a elite intelectual e técnica para o sistema produtivo;
B. Ensino para for mação de mão-de-obra intermediária, centrada na educação utilitária e eficaz para o mercado.Outros traços dessa corrente: centralidade no conhecimento em função da sociedade tecnológica, transformação da educação em ciência (racionalidade científica), produção do aluno como um ser tecnológico(versão tecnicista do “aprender a aprender”),utilização mais intensiva dos meios de comunicação e informação e do aparato tecnológico.

Escola Nova é um movimento de renovação do ensino que foiespecialmente forte na Europa, na América do Norte e no Brasil.
Defende que as escolas deviam deixar de ser meros locais de transmissão de conhecimentos e tornar-se pequenas comunidades.
No excerto que sesegue Lourenço Filho faz uma pequena caracterização da Escola Nova:
"As classes deixavam de ser locais onde os alunos estivessem sempre em silêncio, ou sem qualquer comunicação entre si, para se...
tracking img