Uma escola para novos tempos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UMA ESCOLA PARA NOVOS TEMPOS

De acordo com o autor José Carlos Libaneo as escolas têm que repensar seu papel diante das transformações que caracterizam o acelerado processo de integração erestruturação capitalista mundial.
As mudanças econômicas estão expressas em novas formas de produção baseadas nas novas tecnologias e no capitalismo financeiro.
No aspecto individual as pessoas sãoestimuladas a competir por si mesmas no mercado de trabalho e gerar seus meios de vida.Isso afeta o sistema educacional exigindo dele a adequação aos interesses do mercado e investimentos na formaçãode profissinais mais preparados para a modificação do processo de produção.
A REVOLUÇÃO INFORMACIONAL
Destaca-se a produção e a difusão de bens culturais,especialmente ainformação.A revolução tecnólogica,atinge a poucos deixando a maioria da população a margem da economia, além de provocar um tipo de exclusão cultural.Portanto as escolas e professores têm o papel de propiciaras condições intelectuais para toda a população de modo a ampliar sua capacidade reflexiva e critica em relação a avalanche informativa vinda especialmente pela televisão.
ADESPOLITIZAÇÃO DA SOCIEDADE
Ressalta-se a diminuição da crença na ação publica na soluçãodos problemas.Levando a novas formas de fazer politica.lançando novas perspectivas sobre o sentido da formação dacidadania,ja que é necessário educar para a participação social,reconhecimento das diferenças entre grupos sociais,diversidade cultural,valores e direitos humanos.
AEXCLUSÃO SOCIAL
As transformações impulsionam avanços,novos processos de produção,formas de conhecimento e ação,mas provocam também o aumento da exclusão social e economica.Segundo dados a distanciaentre ricos e pobres vem aumentando muito.No plano socioeconômico,o ajustamento de nossas sociedades a globalização significa a exclusão de dois terços da humanidade dos direitos básicos de...
tracking img