Tendencias pedagogicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2903 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
www.monografias.com

As novas correntes Pedagógicas e sua influência no Ensino -
Aprendizagem da Biologia no ISCED- Lubango.
Henriqueta M. Camenhe Pereira. – quetapereira@yahoo.com.br

1. Resumo
2. Introdução
3. Desenvolvimento
4. Materiais e métodos
5. Resultados e discussão
6. Conclusões
7. Bibliografia

RESUMO
As novas correntes Pedagógicas e sua influênciano Ensino – Aprendizagem da Biologia no ISCED – Lubango estão baseadas na Pedagogia Humanista a qual tem diferentes interpretações mas um só fim, onde o estudante é sujeito da aprendizagem e não objecto. É com base nestas considerações que definimos como objectivo do nosso trabalho a avaliação das novas Correntes Pedagógicas e sua influência no Ensino Aprendizagem da Biologia no ISCED – Lubango.Os materiais utilizados para este estudo foram os planos de aulas dos professores das disciplinas de Cordados, Plantas Inferiores e Antropologia. As teses de licenciatura dos estudantes do 5º ano:
1 - "Ambiente de Aprendizagem nas Escolas Primárias do Meio Rural. A Situação no Sector do Toco, Município do Toco, Município do Lubango." Henriqueta Mutaleno Camenhe Pereira. 2005.
2 – "Avaliação daSituação Nutricional da Comunidade Rural do Nôndua e seu Impacto Sobre o Aproveitamento Escolar das Crianças da Escola Primária Local". Florentino Samuel Javela Canjongo. 2006.
Utilizaram-se também materiais fotográficos da visita realizada no Namibe e Tchivinguiro.
Como resultado do nosso trabalho, formulamos as seguintes conclusões: O trabalho desenvolvido pelo colectivo de professoresde Biologia em torno das actividades práticas intra e extra escolares influem positivamente no processo de Ensino e aprendizagem. São utilizados, no trabalho docente metodológico, as novas tendências pedagógicas nacionais e internacionais, como a Intelectopedagogia, Ecopedagogia e Egopedagogia. Ficou evidenciado que a pedagogia humanística tem a sua expressão máxima nos trabalhos de fim de cursodos estudantes de Biologia vinculados a comunidades rurais, os quais têm uma influência positiva sobre as políticas educacionais do País.
Palavras – chave: Correntes Pedagógicas – Pedagogia Humanística – Ecopedagogia – Egopedagogia – Intelectopedagogia.

I – INTRODUÇÃO.
"Se continuarmos a fazer o que sempre fizemos
continuaremos a obter os resultados que
sempre obtivemos". (Seldon Witaker) (1)As novas correntes Pedagógicas e sua influência no Ensino – Aprendizagem da Biologia no ISCED – Lubango estão baseadas na Pedagogia Humanista a qual tem diferentes interpretações mas um só fim, onde o estudante é sujeito da aprendizagem e não objecto. Os princípios desta teoria são reflectidos a continuação.
Em oposição à Pedagogia Tradicional, que tem valores tais como: a disciplina, atransmissão de conteúdos dos professores para o aluno e a memorização; a pedagogia de Neill, chamada de educação humanística, propõe um novo paradigma educacional, com novos pontos de vista. Nessa abordagem, o aluno não fica sendo apenas um simples depositário de conhecimentos, e o papel do professor também não é apenas o de transmitir informações, mas de criar condições para que os alunos aprendamnuma estrutura de sinceridade, em que os alunos vão para a sala de aula por puro interesse e não por obrigação.
Vemos então que nessa nova proposta, a educação acaba sendo centrada no aluno. Mas nem por isso o professor deixa de providenciar uma base que lhe permita o seu aprendizado. Além disso, eles nos ensinam a importância da afectividade no processo educacional, onde os alunos realmenteaprenderão se for estabelecido um clima de amizade e respeito, em que todos sejam aceitos com suas próprias características. (2)
O aluno é o sujeito, o agente principal do seu próprio desenvolvimento que na sua interacção com o ambiente formativo busca desenvolver todas as suas aptidões e habilidades. O professor é o que articula, orienta e organiza o processo de aprendizagem e formação dos alunos...
tracking img