Posicionamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Respostas

1.Leia o texto a seguir e explique como as montadoras irão ampliar o seu market share?
A Nissan anunciou que fornecerá à Chrysler uma versão sedã do Tiida (já oferecido no Brasil) para ser distribuído na América do Sul em 2009. Agora, as duas montadoras confirmaram mais um acordo de cooperação que “prevê benefícios para as empresas através da extensão do escopo e a utilização dacapacidade global de fabricação de veículos”, segundo comunicado divulgado pela Nissan. Dessa forma, fica acertado que a montadora japonesa fabricará na planta de Oppama (Japão) um novo modelo compacto com design Chrysler para ser vendido na América do Norte, Europa e “outros mercados globais em 2010”. Já a Chrysler, por sua vez, desenvolverá uma picape de grande porte para a Nissan que serámanufaturada na unidade que ela (Chrysler) possui em Saltillo, no México. De acordo com o presidente da Chrysler, Tom LaSorda, “as parcerias operacionais são decisivas para o sucesso da empresa e também reforça nossa habilidade para responder rapidamente e de forma criativa às novas oportunidades”. Com o plano Nissan Value-up, a fabricante espera, dentre outros objetivos, atingir vendas globais da ordemde 4,2 milhões de unidades em 2009.

R) As montadoras em parceria estarão aumentando a sua fatia de mercado devido estarem trabalhando com benefícios mútuo, onde a Nissan que não possui uma capacidade física de armazenamento produz o modelo Crysler na planta e compensa essa falta de espaço , reduzindo custo no transporte e aumentando a lucratividade por atender uma maior parte domercado.Enquanto isso a Crysler utiliza-se do seu espaço físico para produzir para a Nissan.

2. Explique qual vantagem competitiva a postergação trouxe para a Benetton, analisando do ponto de vista financeiro e pela percepção do cliente.

A Benetton é conhecida mundialmente pelas cores fortes e contrastantes de sua linha. Como as cores mais atrativas de cada peça mudam a cada estação, há grande riscode perda de produto por obsolescência. Assim, a Benetton utiliza uma das mais clássicas técnicas de otimização do fluxo de processo logístico, a postergação (postponement). Assim, a Benetton, que comercializa roupas no mundo todo,não tinge seus produtos na hora de fabricá-los, porque o mercado da moda é muito volátil. Eles são, na verdade, transportados e armazenados na cor cinza (fundo neutro),recebendo tingimento final pouco antes de serem levados às lojas.

R) Para a Benetton, o uso do processo logístico a postergação, foi de grande valia devido permitir a redução de custo, uma vez que o método utilizado contribuiu de forma direta impedindo a empresa de fabricar peças que os clientes não comprem por ser consideradas ultrapassadas no mercado da moda. Assim produzindo de acordo coma demanda.

3. Para a Unilever alterar o tamanho da embalagem do Omo ela investiu em uma forte campanha publicitária, garantindo as donas de casas, seu público principal e mais conservador, que não haveria redução de produto. Na campanha não foi divulgada as vantagens de redução de custos logísticos. Explique quais custos logísticos foram reduzidos?
Com uma idéia aparentemente simples, asubsidiária brasileira da Unilever poupou 2.000 árvores em 2006. A tradicional caixa vertical do sabão em pó Omo, líder em vendas há 50 anos, foi substituída por uma versão horizontal - mantendo a porção de 1 quilo do produto. Como o novo formato permite o melhor aproveitamento da matéria-prima usada nas embalagens, a companhia diminuiu em 31% o papel-cartão usado na confecção das embalagens e em 5%o papelão das caixas de transporte. "É a mesma quantidade de sabão, com um benefício ambiental imenso", diz Vinícius Prianti, presidente da Unilever.

R) A alteração da embalagem do Omo feito pela Unilever permitiu reduzir os custos logísticos, no armazenamento dos produtos, no estoque, cubagem em carretas, interferindo automaticamente no maior volume transportado, reduzindo também o custo...
tracking img