Visita tecnica itaipu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1231 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

RELATÓRIO TÉCNICO

VISITA TÉCNICA À ITAIPU BINACIONAL

Orientando:
Ricardo Uler Zanim

Orientador:
Joaquim Antonio Dalledone Neto

CURITIBA
2011

RICARDO ULER ZANIM

VISITA TÉCNICA À ITAIPU - FURNAS

CURITIBA
2011

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................................. 02
1.1 A EMPRESA ….............................................................................................. 02
1.2 HISTÓRICO DA EMPRESA …...................................................................... 03
2 DESENVOLVIMENTO DA VISITA TÉCNICA ................................................. 04
2.1 INTRODUÇÃO ÀVISITA …........................................................................... 04
2.2 DESCRIÇÃO DA VISITA …........................................................................... 05
3 CONCLUSÕES …............................................................................................ 07
REFERÊNCIAS…................................................................................................ 08
ANEXOS ….......................................................................................................... 08

1 INTRODUÇÃO
1.1 A EMPRESA
O local visitado foi a Usina Hidroelétrica de Itaipu Binacional, a maior Usina em operação do mundo. Fica localizada no rio Paraná e está dividida entre o Brasil e Paraguai, sendo a energia gerada divididaentre os dois países. Porém a parcela pertencente ao Paraguai é comprada pelo Brasil.
Antes da construção de Itaipu a capacidade de gerar energia do Brasil quase dobrou. A capacidade instalada do país girava em torno de 16,7 mil megawatts, com a Hidroelétrica foi adicionada a capacidade de 14 mil megawatts. O custo da usina gira em torno de mil dólares por quilowatt, considerando os juros ecorreções, no total, a Usina está avaliada em 16 bilhões de dólares. O recorde de produção foi atingido no começo do ano 2000, 93,4 bilhões de quilowatts-hora foram gerados.
Com 100% da Usina gerando, Itaipu Binacional passa em 4 mil megawatts a potência instalada da segunda maior hidrelétrica do mundo, a Usina de Guri, na Venezuela.  Na China está sendo construída a Usina de Três Gargantas que teráuma geração da ordem de 85 bilhões de quilowatts-hora, 8,4 bilhões de quilowatts-hora a menos que a capacidade máxima já atingida por Itaipu Binacional.

1.2 HISTÓRICO DA EMPRESA

Vários estudos foram realizados até meados dos anos 60 para saber o real potencial do rio Paraná. Em 1973 o trecho do rio onde seria construída a Usina foi escolhido, foi quando surgiu o nome Itaipu, que em tupiquer dizer pedra que canta. Estudos indicavam para aquele ponto um rendimento energético excepcional, em virtude de um longo cânion escavado pelo Rio. Em 1974 as primeiras máquinas chegaram para formar o canteiro de obras, no final do ano algumas edificações já haviam sido instaladas. Entre 1975 e 1978, mais de 9 mil moradias foram construídas nas duas margens para abrigar os homens que atuaram naobra. Até um hospital foi construído para atender os trabalhadores. A cidade de Foz do Iguaçu que contava com 20 mil habitantes passou a ter mais de 100 mil por causa da construção. Ainda em 1978 o curso do rio Paraná foi modificado, sendo assim, o projeto da Usina passou a ser irreversível. O novo canal permite que o trecho antigo do rio seja utilizado para a construção da barragem principal, emconcreto.
Na fase de concretagem cerca de 7207 metros cúbicos de concreto eram lançados na estrutura a cada hora. Algo equivalente a 24 prédios de 10 andares construídos em um só dia. Cerca de 5 mil trabalhadores eram contratados por mês no começo dos anos 80, nessa época Itaipu mobilizou diretamente cerca de 40 mil trabalhadores no canteiro de obras e nos escritórios de apoio no Brasil e no...
tracking img