Relatorio visita tecnica a itaipu / furnas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório Visita Técnica a Usina Hidroelétrica de ITAIPU

Bruno Henrique Koga GRR20070886

Resumo. A implantação da usina Hidroelétrica de Itaipu é um marco na historia do Brasil. A energia produzida por suas turbinas alimentam boa parte do consumo Brasileiro e Paraguaio. Este relatório vem trazer informações de visita técnica a esta usina hidroelétrica, asubestação de FURNAS e ao PTI (Parque Tecnológico de Itaipu).

Introdução

Esse relatório foi elaborado com base na visita técnica dos alunos dos cursos de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná - UFPR à Usina Hidrelétrica de Itaipu, no dia 3 de junho de 2011.

Na visita os alunos puderam conhecer melhor como opera o funcionamento da referida usina, a maior em funcionamento nomundo, responsável por boa parte da energia elétrica consumida no Brasil e no Paraguai.

Também puderam conhecer também o PTI (Parque Tecnológico de Itaipu). Este projeto é único no Brasil, pois agrega no mesmo espaço uma incubadora empresarial, laboratórios de ultima geração, plataforma de ensino a distancia e projetos educacionais. Nele é abrigado o centro de Engenharias e Ciências Exatas daUniversidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Outro local visitado foi a Subestação de Foz do Iguaçu, de propriedade de Furnas Centrais Elétricas, responsável por transmitir a energia elétrica produzida pela Itaipu para o Brasil.

Relatório

Usina Hidrelétrica de Itaipu

A Usina Hidrelétrica de Itaipu é, atualmente, a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia. Éuma empresa binacional construída pelo Brasil e pelo Paraguai no rio Paraná, no trecho de fronteira entre os dois países, 15 km ao norte da Ponte da Amizade. Com 20 unidades geradoras de 700 MW cada uma, totalizando 14.000 MW de potência instalada, fornece 18,9% da energia consumida no Brasil e abastece 77,0% do consumo paraguaio.

O recorde histórico de produção de energia ocorreu em 2008,com a geração de 94.684.781 megawatts-hora (MWh).

História

Para a construção foram usados 40 mil trabalhadores diretos. Para o material foi usado 12,57 milhões de m³ de concreto (o equivalente a 210 estádios do Maracanã) e uma quantidade de ferro equivalente a 380 Torres Eiffel.

No dia 14 de outubro de 1978 foi aberto o canal de desvio do rio Paraná, que permitiu secar umtrecho do leito original do rio para ali ser construída a barragem principal, em concreto.

O reservatório da usina começou a ser formado em 12 de outubro de 1982, quando foram concluídas as obras da barragem e as comportas do canal de desvio foram fechadas.

Em 5 de maio de 1984, entrou em operação a primeira unidade geradora de Itaipu. As 20 unidades geradoras foram sendo instaladasao ritmo de duas a três por ano.

As duas últimas das 20 unidades de geração de energia elétrica começaram a funcionar entre setembro de 2006 e março 2007, elevando a capacidade instalada para 14.000 MW, concluindo a usina. Este aumento da capacidade permitiu que 18 unidades geradoras permanecessem funcionando o tempo todo, enquanto duas permanecem em manutenção. Devido a uma cláusula dotratado assinado entre Brasil, Paraguai e Argentina, o número máximo de unidades geradoras autorizadas a operar simultaneamente não pode ultrapassar 18.

Produção de Energia

A produção de energia é realizada na casa de Força, onde são concentrados os equipamentos eletromecânicos responsáveis pela produção de energia na Itaipu. Nela estão à caixa espiral, a turbina, o gerador, o sistemade excitação e o regulador de velocidade.

A operação da usina tem o objetivo de maximizar a utilização da água (energia disponível), nos períodos de baixas e altas afluências, atendendo as demandas dos sistemas elétricos do Brasil e do Paraguai. Evita-se verter água e otimiza-se a sua utilização na produção de energia.

Em termos de disponibilidade das unidades geradoras...
tracking img