Marketing de relacionamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1912 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ

HABIB’S

Salvador-Ba

Junho/2012
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ
Ana Beatriz Carvalho
Mayana de Oliveira Lima
Rafaela Carlo
Thiago Bagdeve

HABIB’S

Trabalho para fins de avaliação parcial do curso de MBA em Administração Estratégica, da Faculdade Estácio de Sá, apresentado na disciplina Marketing sob orientação do professor Emanuel Ferreira.

Salvador-BaJunho/2012
RESUMO:

Considerando as teorias e estudos mais recentes sobre marketing de relacionamento, esse artigo teve como objetivo principal identificar e relatar um modelo de gestão de marketing da empresa Habib’s. O referencial teórico revisado permite identificar técnicas de marketing que alavancaram o negócio para um empreendimento comercial promissor. A pesquisa de caráter qualitativa eexplanatória fora elaborada e conduzida de forma eficiente por meio de pesquisas documentais, entrevistas não-estruturadas com funcionários e clientes. Os resultados alcançados mostram um estilo único de empreender marketing de relacionamento com seus clientes proporcionando assim, a fidelização de clientes e a satisfação dos mesmos.

Palavras-chave: Eficácia. Empreendedorismo. Inovação.ABSTRACT:

Considering the theories and more recent studies on relationship marketing, this article aimed to identify and report a model of marketing management of the company's Habib’s. The revised theoretical framework allows us to identify marketing techniques that boosted business for a promising business venture. A qualitative research study and explanatory already prepared and conductedefficiently through documentary research, unstructured interviews with employees and customers. The results show a unique style to undertake relationship marketing thus providing its customers, customer loyalty and satisfaction of the same.
Keysword: Efficiency. Entrepreneurship. Innovation.

1. INTRODUÇÃO

Atualmente o avanço tecnológico tem permitido que as empresas criem produtos muitosemelhantes, que aos olhos do consumidor final é muitas vezes considerado o “mesmo produto, mas com embalagem diferente”, fato que acaba por tornar o mercado cada vez mais competitivo. Logo, se uma empresa não apresenta um diferencial capaz de atrair, convencer e satisfazer o cliente, possivelmente ela o perderá para seu concorrente.
De acordo com Claro (2006), o Customer Relationship Management (CRM), éuma ferramenta revolucionária que surgiu no final dos anos 90, com o intuito de administrar a relação entre a empresa e o consumidor final e que necessita de dois elementos essenciais para seu desenvolvimento; a preocupação em entender o comportamento do cliente e o interesse dos gestores em identificar e concentrar suas ações nesse consumidor para obter uma rentabilidade à longo prazo.
O foco nocliente é uma forma de aproximá-lo da empresa, por isso, é necessário construir estratégias que garantam que essa relação não acabe na primeira compra. (ROGERS, 2004)
Diante desta conceituação, o presente estudo buscou entender de que modo um simples negócio familiar tornou-se um grande empreendimento. Conhecido como a empresa Habib’s, uma rede de fast-food de comida árabe com rápidoatendimento, objetivamos investigar se este empreendimento vinha investindo em novas tecnologias, pesquisas e desenvolvimento de produtos e campanhas publicitárias que permitissem cada vez mais a consolidação do seu negócio e dos seus produtos no mercado gastronômico.

2. Apresentando a empresa Habib’s e seu público
O grupo Habib’s, é uma idealização de Alberto Saraiva que, diante de um simplescomércio deixado pelo pai, após seu falecimento, viu a oportunidade de um negócio promissor. Um português, filho de libaneses, paralelo ao seu curso de medicina assumiu o negócio e após sua conclusão, tomou gosto pelo comércio, o que era uma padaria, com o passar dos anos, tornou-se dentre outras opções, bar e pizzaria. Em 1988 um amigo deu-lhe a dica que estava faltando: uma rede de alimentação árabe...
tracking img