Diversidade cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Diversidade Cultural

O Brasil possui uma diversidade cultural variada e rica. A cultura é um dos aspectos que mais marcam um povo, revelam sua identidade. A cultura pode se apresentar de váriasformas dentre elas língua, sotaques, religião, costumes, tradições, tudo isso em escala nacional e regional. A cultura e tudo aquilo que a compõe são passadas entre as gerações.
Para explicar osmotivos que fizeram do povo brasileiro uma miscigenação de raças e culturas, basta observar os fatores históricos. O povo brasileiro atual é resultado de vários povos diferentes, tais como os europeus quecolonizaram o país, os índios que aqui já habitavam e os negros que vieram para o Brasil trabalhar como escravos, nesse contexto os povos que vieram para o país são principalmente italianos, alemães,espanhóis, japoneses e árabes.
A partir da inserção desses povos no Brasil, cada um trouxe consigo sua cultura deixando-a como herança que hoje é praticada em nosso cotidiano. Dentre as heranças amais marcante foi a influência portuguesa, até porque o país foi colonizado por eles, por isso a língua oficial é o português e a religião mais praticada é a católica. Já a herança indígena, transmitiu ohábito de tomar banho todos os dias, utilizar a rede de descanso e o consumo da mandioca e do milho nas dietas.
A diversidade faz parte do ser humano e se manifesta em cada um de acordo com osgrupos sociais e o meio a que pertencem. Devemos reconhecer a identidade na escola para trabalhar a tolerância, o respeito humano a ética e a diversidade.
É muito importante observarmos a constituição dasociedade brasileira que foi e é ainda hoje marcada pelo pluralismo cultural e que, cada realidade deve ser respeitada e considerada, pois para educar, precisa saber de como será a vida o modo deviver e sobreviver de cada grupo, de cada etnia. Quando dizemos diferenças, não estamos nos referindo apenas ao resultado da cultura que incorporamos e com a qual nos identificamos como sujeitos....
tracking img