Musculos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
(Cortesia de los Scouts de México e Escoteiros de Portugal, com adaptações para o Brasil)

A função principal dos abrigos é nos proteger dos perigos do meio ambiente. Um calor extremo pode produzir uma síncope (desidratação, insolação); ao contrário, o excesso de frio produz hipotermias e congelamentos. Nas zonas pantanosas e de Mata fechada (Mata Atlântica por ex) podemos ser“devorados” por mosquitos e se dormimos molhado até os ossos podemos pegar uma pneumonia, além do incomodo e da ausência de descanso. Um bom Abrigo, além de nos proteger dos elementos anteriores, proporciona comodidade, segurança e firmeza psicológica. O tipo de abrigo que construímos dependerá de nossas necessidades, do tempo que vamos permanecer no local e dos materiais e ferramentas dos quaisdispomos. Sempre deveríamos incluir no nosso equipamento pelo menos um bom canivete, uma faca mateira e uma lona plástica de 2x2 metros ou similar que ocupa e pesa pouco e nos proporciona uma área impermeável. Se o peso não importar, também podemos incluir um machado.

Localização
Evidentemente buscaremos, na medida do possível, um lugar seco e ao abrigo do vento, longe de águas paradas ou pântanospara evitar que os mosquitos nos devorem, no entanto, uma fonte ou um pequeno curso de água por perto seria ideal. É aconselhável, para minimizar os riscos, fugir das margens dos rios, pois podemos ser surpreendidos por uma “Cabeça d’agua”, que é um aumento repentino das águas do rio determinado por chuvas que ocorrem em seu curso ou na cabeceira (que às vezes está longe de nós), mesmo em tempoensolarado, ou por pode haver a ruptura de uma barragem formada de maneira natural causada pela acumulação de ramos. O mesmo pode se dizer dos leitos secos dos rios, que com uma tempestade podem converter-se em torrentes, antes que nos demos conta. Também se aconselha não acampar em baixo de árvores pelo risco de que nos caia um galho encima. Reconhecemos que muitos de nós ignoramos esta norma comfrequência, pois as árvores protegem do sol. Se decidir fazer isso, preste atenção para que não tenha galhos secos acima de seu acampamento que ponham em risco você e sua patrulha. Evite também os lugares com perigo de desprendimento de rochas (cavernas em particular). É importante prestar atenção aos arredores para só nos darmos conta, uma vez terminada nossa construção, de que temos um formigueiroou um ninho de marimbondos como vizinhos.

Tipos de abrigos
Veículo: Se nos encontramos em uma situação de sobrevivência real por haver sofrido um acidente e nosso veículo ainda está habitável, pode-se constituir um bom refúgio. Ao contrário, prestemos atenção ao material que levamos dentro e que poderá nos servir. Os jornais são um bom isolante; se dispusermos deles utilizemo-los para cobriras janelas e protegermo-nos melhor do frio. Se necessitarmos fazer fogo e não dispomos de machados nem fósforos podemos empapar com gasolina um pedaço de tecido, de papel, de esponja dos assentos, etc. e fazer fagulhas sobre eles cruzando os terminais da bateria. Se queimarmos o óleo do motor, conseguiremos uma fumaça negra e densa excelente para fazer sinais. Abrigos naturais: São refúgios cujaconstrução requer pouco ou nenhum esforço de nossa parte. Se improvisam em fendas e espaços ocos de rochas, tocas e cavernas, formações do terreno e da vegetação. Uma fenda em uma parede rochosa que nos proteja da chuva e do vento e não ofereça riscos de desabamento é o ideal. Só teremos que nos preocupar em construir um piso seco e confortável. Abrigos improvisados: São os que construímos com osmateriais que encontramos n a natureza ou que levamos em nossa bagagem. Abrigo com uma lona plástica Se dispomos de una lona plástica suficientemente grande podemos improvisar um abrigo tendo uma corda entre duas árvores e colocando aa lona como uma tenda de campanha clássica. Nos extremos envolveremos umas pedras que prenderemos com forquilhas de madeira ou as amarraremos e firmaremos com...
tracking img