Atps intermodais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O transporte representa o elemento mais importante do custo logístico na maioria das empresas e tem papel fundamental na prestação do Serviço ao Cliente. Do ponto de vista de custos, afirma-se que o transporte representa, em média, cerca de 60 % das despesas logísticas. Ele pode variar entre 4% e 25% do faturamento bruto, e em muitos casos supera o lucro operacional. Dessa forma,iniciativas como a intermodalidade (integração de vários modais de transporte) e o surgimento de operadores logísticos, ou seja, de prestadores de serviços logísticos integrados, apresentam relevante importância para redução dos custos de transporte, pois geram economia de escala ao compartilhar sua capacidade e seus recursos de movimentação com vários clientes.
Este trabalho visa definir,caracterizar, classificar os modais de transporte de carga, estabelecendo uma comparação entre eles, a fim de enriquecer a discussão acerca do tema.
Termos como logística, multimodalidade, intermodalidade e operadores logísticos serão utilizados e rapidamente tratados, já que fazem parte da discussão do tema transportes.
Será exposta também, uma breve abordagem sobre o panorama atual dos transportes noBrasil, seguido pelas conclusões finais. Para a realização do trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica e de dados.
ETAPA 1
2.1 - Visão da Evolução do transporte no Brasil e no Mundo
O desenvolvimento do setor de transporte é responsável por grandes mudanças na história da humanidade. Juntamente com a descoberta do fogo, a criação da roda foi determinante na formação das sociedades e nodesenvolvimento de tecnologias.
Com a possibilidade de carregar grandes quantidades de alimento, o homem ganhou mobilidade e ampliou suas possibilidades de interação. A partir daí, o transporte de pessoas e de mercadorias ganhou força e se estendeu não só pelo modal rodoviário, mas também pelo ferroviário, hidroviário e aeroviário.
Antigamente, o transporte de pessoas e cargas era extremamentedevagar, o comercio perdia mercadorias durante as viagens por causa da falta de capacidade dos transportes utilizados na época, produtos como hortifruts estragavam nos cargueiros e barcos a vapor que eram demorados e não tinham as devidas condições de armazenar as ditas mercadorias, com isso perdendo muito dinheiro. Pessoas que por necessidades diversas precisavam se locomover para grandes distanciatinham seu destino interrompido devido à lentidão dos meios de transporte.
Atualmente os transportes são extremamente rápidos e com uma capacidade muito maior, com condições melhores de armazenamentos reduzindo muitos empecilhos dos anos anteriores, muito mais confortáveis.
A transformação do modelo produtivo começou a se apoiar nas tecnologias que já vinham surgindo nas décadas do pós-guerra(automação e robotização) e nos avanços das novas tecnologias para os transportes.
O método de produção americano foi substituído pelo método japonês de produção enxuta, que combina máquinas cada vez mais sofisticadas com uma nova engenharia gerencial e administrativa de produção - a reengenharia, que elimina a organização hierarquizada.
Agora, engenheiros de projetos, programadores de computadorese operários interagem face a face, compartilhando idéias e tomando decisões conjuntas.
Hoje em dia os principais meios de transportes utilizados tanto no transporte de pessoas como de cargas são: transporte aéreo, marítimo, ferroviário e rodoviário.
A expansão dos meios de transportes e comunicação não só intensificou a interdependência entre os lugares no espaço geográfico mundial, como tambémpossibilitou maior mobilidade a população do planeta.
As facilidades de comunicação, tecnológicas e de transporte, impulsionaram a globalização. Hoje é possível ter informações do mercado mundial com a mesma facilidade do que do comércio doméstico, possibilitando um conhecimento profundo de um mercado em potencial, que antes era difícil atender.
O Brasil é a décima economia mundial, analisado...
tracking img