Marketing de relacionamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vivenciamos atualmente um maior esforço de parte das organizações no que diz respeito ao estreitamento de relações mais duradouras com os seus clientes, cenário propicio para o desenvolvimento do marketing relacional. Este estreitamento tem como uma de suas causas centradas no crescente aumento da rotação dos clientes e também no aumento da oferta de produtos substitutos e/ou concorrentes. Cadavez mais as organizações devem procuram concentrar esforços para manter clientes, pois é mais econômica a sua manutenção do que a conquista de novos clientes ou buscar reconquistar clientes que migraram para outras organizações.
A TARP (Technical Assistance Research Programs Institute, 1986) apud Vavra (1993, p.169) estima que apenas 01 em 27 clientes insatisfeitos voltará a fazer negócio com umaempresa por iniciativa própria. Existe ainda uma evidência muito forte a respeito do valor de contribuição para o lucro da clientela satisfeita. Estudos mostram que o desempenho financeiro da empresa está relacionado à qualidade percebida dos bens ou serviços de uma empresa.
De acordo com Vavra (1993, p.255) os relacionamentos bem-sucedidos com clientes exigem prática constante e intensastécnicas de pós-marketing. Um dos esforços mais evidentes é a coleta de informações a respeito dos clientes, também é sugerida como atividade de pós-marketing a elaboração de um programa de mensuração da satisfação do cliente. Tal programa fornece um feedback do cliente referente a qualidade dos produtos ou serviços e sugere caminhos para futuras mudanças e melhorias.
Pode-se dizer que nos dias de hoje,o marketing relacional é prática comum da maioria das organizações, pois ao desenvolvimento de estratégias de retenção de clientes estão associadas algumas vantagens para as organizações, como o aumento da frequência das relações negociais, aumento do volume de negócios, redução de custos devido à diminuição da rotação dos clientes e clientes inativos podem novamente ser clientes ativos.
Já noServiço Público por se tratar de organizações onde o cliente/cidadão não tem o direito de escolher e o lucro não constitui-se na razão de existir e sim o atendimento de necessidades controladas e num posicionamento muito cômodo, as organizações públicas costumam definir sua clientela, como “o povo”, “a sociedade”, “o cidadão”, sem importar muito o perfil, a descrição, as necessidades e as feiçõesdesse cidadão. Neste cenário o desenvolvimento de novas tecnologias deve estar submetido às necessidades e potencialidades de crescimento do País, dos Estados ou dos Municípios, até porque as organizações públicas não possuindo concorrentes, não devem competir com o setor privado. Não fica bem para uma organização competir com os seus clientes.
No caso da Instituição que atuo a PrefeituraMunicipal de Santo Augusto, RS é necessário considerar que a complexidade do conjunto das necessidades e serviços a serem atendidas são maiores do que no setor privado. Se, por um lado, os contribuintes pagam os tributos e impostos, por outro, eles esperam que o governo lhes retribua com a satisfação de seus anseios em forma de bons serviços de saúde, educação, habitação, segurança, entre outros.
Ogoverno, em todos os níveis e em todas as suas áreas de atuação política, sofre pressões por mudanças no sentido de pensar de modo mais responsável e operar mais efetivamente na formulação das políticas públicas e dos demais programas públicos que possibilitem a interação entre os cidadãos e o governo. A produtividade e eficiência dos governos é constantemente questionada e os cidadãos, os verdadeirosclientes/consumidores tem suas expectativas crescentes e não admitem que muitos programas e projetos sejam paralisados, interrompidos ou suspensos por conflitos ideológicos em razão de trocas de governos, neste caso a responsabilidade e efetividade das políticas públicas são imprescindíveis.

Nos últimos anos evidencia-se necessidade de maior efetividade do governo é premente em todos os...
tracking img