Cnidarios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CNIDÁRIOS

CARACTERÍSTICAS
 Cnidários são animais aquáticos, radialmente simétricos com uma extremidade do corpo exibindo uma boca circundada por tentáculos.
 A boca é a única abertura paraa cavidade intestinal.
 Os cnidários apresentam-se em duas formas, a medusa e pólipo.
 As medusas são formas móveis semelhantes a guarda- chuva, com a boca na região mediana, rodeada decompridos tentáculos, os braços orais.
 Os pólipos são semelhantes a tubos, em que a extremidade inferior se mantém fixa no substrato e na extremidade superior estão boca e tentáculos.
 Primeirosanimais dotados de tecidos organizados, chamados de histozoários. Eles já possuem, inclusive, alguns esboços de órgãos e sistemas. *São diblásticos. A ectoderme dá origem à epiderme, e a endoderme, àgastroderme. Entre ambas, existe a mesogléia, um material gelatinoso.
*Na linha evolutiva, são os primeiros animais que apresentam cavidade digestória e sistema nervoso.

CNIDOBLASTOS OU CNIDÓCITOS*Célula característica dos celenterados. Relacionado com a captura de alimento e defesa).
* Cada um pode conter uma cápsula ovalada,o nematocisto. No interior dele há uma solução tóxica e umfilamento enrolado, com ponta em forma de dardo. No exterior do cnidócito, há uma proeminência em forma de espinho, o cnidocílio. Quando tocado, abre-se o nematocisto, disparando o filamento embebido nasubstância tóxica(hipinotoxina)

FUNÇÕEs
Sistema excretor Ausente: Os produtos do metabolismo celular são excretados na cavidade gastrovascular e eliminados pela boca.
Sistema nervoso:Presente, formando uma rede difusa no corpo. Os celenterados é o primeiro da escala animal há apresentar sinais de sistema nervoso, este sistema chamamos de Sistema Nervoso Difuso. Assim, estimulandoapenas um tentáculo todo o organismo reage, isto ocorre graças à difusão do estímulo por toda a rede nervosa.
Sistema sensorial: Presente, reduzido. Células sensitivas espalhadas pela epiderme....
tracking img