Macroeconomia e pib

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO À ECONOMIA

ECONOMIA


Podemos notar que a Economia é importante tanto para os homens de negócio, como para o cidadão comum. A Economia ensina a raciocinar logicamente, com o fim de obter o melhor resultado com o mínimo de esforço possível. Isso se aplica tanto para os indivíduos quanto para as empresas.



ECONOMIA
Uma melhor compreensão dos dados econômicos éindispensável para todos aqueles que exercem uma profissão e enfrentam questões como:  preço dos combustíveis;  poder dos monopólios;  variações na cotação do dólar;  variações nas taxas de juros.


ECONOMIA


O estudo da Economia se divide em:

Microeconomia: que estuda um mercado específico, a demanda e a oferta, formação e influência do preço neste mercado. Macroeconomia: que estuda omercado como um todo através das variáveis agregadas.

MICROECONOMIA
MICROECONOMIA  Estuda o comportamento das unidades de consumo (famílias);  Economias, Mercado e suas estruturas;  Produção e o preço dos bens e serviços (demanda e oferta);  Hipótese “coeteres paribus”;  Lei da escassez (necessidade humana).


MICRO x MACROECONOMIA


Principais diferenças Microeconomia:

entreMacro

e

MICRO x MACROECONOMIA
Embora possa parecer uma divisão rígida, Micro e Macroeconomia acabam se confundindo no cotidiano das empresas e pessoas.  Demanda individual (micro) é afetada por políticas econômicas, câmbio, inflação (macro).


MICRO x MACROECONOMIA


Nas empresas, quando fizemos uma análise do mercado onde ela está inserida (micro). Para esta análise é necessárioconhecer (e se antecipar) às atitudes do governo, quanto a redução da taxa de juros, políticas de crédito (macro).



MACROECONOMIA

 Objetivo

fundamental da Macroeconomia é analisar como são determinadas as variáveis econômicas de maneira agregada.

MACROECONOMIA


São elas:

Nível

geral de preços; Nível de produto; Taxas de salários; Nível de emprego; MACROECONOMIA
Taxa

de juros; Quantidade de moeda; Preço e quantidade de títulos;  Taxa de câmbio; Quantidade de divisas.

MACROECONOMIA


A preocupação central da Macroeconomia é identificar o que determina o nível de renda e do emprego de uma economia em certo período.



A análise Macroeconômica efetua-se com uma visão de curto prazo e longo prazo.

MACROECONOMIA
Na abordagem decurto prazo a análise centra-se: 1 – No relacionamento entre variáveis agregadas como produto, consumo, renda, investimento, gastos do governo, exportações, taxas de desemprego, taxas de juros.


MACROECONOMIA
2 – Nas flutuações dessas variáveis o período de um ano ou alguns meses.

3 – Em políticas que possam estimular as atividades econômicas, gerar novas oportunidades de empregos edistribuir renda melhorando o nível de bem-estar do conjunto da população.

MACROECONOMIA


Na abordagem de longo prazo, a análise envolve basicamente a questão do crescimento e do desenvolvimento econômico.



Denominada teoria do crescimento e desenvolvimento econômico.

MACROECONOMIA


Teoria do crescimento e desenvolvimento econômico, concentra-se na discussão de estratégias delongo prazo, isto é, quais medidas devem ser adotadas, para um crescimento econômico equilibrado e autossustentado.

MACROECONOMIA
A análise macroeconômica estuda a Economia como se ela fosse constituída de uma parte real e uma parte monetária, dividia em cinco mercados:  Mercado de Bens e Serviços;  Mercado de Trabalho;  Mercado Monetário;  Mercado de Títulos;  Mercado Cambial.
 MACROECONOMIA


Assim apresentado:
MERCADOS VARIÁVEIS DETERMINADAS Produto Nacional Nível Geral de Preços Nível de Emprego Salários Nominais Taxa de Juros Estoque de Moeda

PARTE REAL DA ECONOMIA

MERCADO DE BENS E SERVIÇOS MERCADO DE TRABALHO

PARTE MONETÁRIA DA ECONOMIA

MERCADO MONETÁRIO

MERCADO DE TÍTULOS
MERCADO DE DIVISAS Taxa de Câmbio

MACROECONOMIA
MERCADO DE BENS E...
tracking img