O PIB na influencia da Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo Economia

As condições da economia em seu conjunto nos afetam profundamente, as variações nas condições econômicas são amplamente noticiadas na mídia. De fato, é difícil ler um jornal sem ver alguma nova estatística sobre a economia.
A economia se divide em dois segmentos: microeconomia e macroeconomia. A microeconomia é o estudo de como as famílias e empresas tomam decisões e de comointeragem no mercado. A macroeconomia é o estudo da economia que afeta muitas famílias, empresas e mercados simultaneamente.
Ao julgar o sucesso da economia, é natural observar a renda total gerada na economia. Esta é a tarefa do Produto interno Bruto (PIB). O PIB mede duas coisas simultaneamente: a renda total gerada na economia e a despesa total com os bens e serviços produzidos na economia.A razão pela qual o PIB pode medir as duas variáveis ao mesmo tempo é que na verdade essas duas coisas são iguais. Para a economia como um todo, a renda deve ser igual à despesa.
Podemos calcular o PIB de duas maneiras: somando a fespesa total das famílias ou somando as rendas (salários, alugueis e lucros) pagos pelas empresas. Como todas as despesas da economia acabam sendo renda de alguém, oPIB é o mesmo, independentemente de como seja calculado. O PIB soma vários tipos diferentes de bens em uma única medida do valor da atividade economia, esse tenta ser abrangente, inclui todos os itens produzidos na economia e vendidos legalmente nos mercados, ele exclui itens produzidos e vendidos ilicitamente, como drogas ilegais. Também exclui a maioria dos itens que são produzidos e consumidosno lar e, consequentemente, não entram no mercado. As verduras compradas na quitanda entram no PIB, aquelas compradas na horta doméstica, não. O PIB inclui tanto bens tangíveis (comida, vestuário, automóveis) quanto serviços intangíveis (corte de cabelo, faxina, visitas médicas). Ele só inclui o valor dos bens finais. O motivo é que o valor dos bens intermediários já está incluído no preço dosbens finais.
Ainda se falando de PIB esse inclui bens e serviços produzidos no presente. Não inclui transações envolvendo itens produzidos o passado. Itens são incluídos no PIB de uma nação quando são produzidos internamente, sem levar em consideração a nacionalidade do produtor. Portanto o PIB medo o valor da produção que tem lugar em um intervalo de tempo especifico. Geralmente este intervalo éde um ano, ou de um trimestre. O PIB mede o fluxo de renda e de despesas da economia, durante esse intervalo.
Para entender como a economia está usando seus recursos escassos, os economistas em geral se interessaram em estudar a composição do PIB segundo os vários tipos de despesas. Para fazê-lo, o PIB (que chamaremos de Y) é dividido em quadro componentes: Consumo (C), investimento (I),aquisições de governo (G) e exportações líquidas (EL)
Y = C + I + G + EL.
Essa equação é uma identidade – uma equação que é verdadeira qualquer que seja a maneira como suas variáveis sejam definidas.
Consumo é a despesa das famílias com bens e serviços. Investimento é a aquisição de equipamentos de capital, estoque e construção. Aquisição de Governo são as compras de bens e serviços dos serviçosfederal, estadual e local. Exportações líquidas são iguais às compras por parte de estrangeiros de bens produzidos internamente (exportações) menos as compras as compras internas de bens estrangeiros (importações)
O “liquido” das “exportações líquidas” se refere ao fato de que as importações são deduzidas das exportações. Esta subtração é feita porque as importações de bens e serviços incluídas emoutros componentes do PIB. As exportações líquidas incluem bens e serviços produzidos no exterior (com sinal negativo) porque esses bens e serviços já estão incluídos no consumo, no investimento ou nas aquisições do governo (com sinal positivo). Como o PIB se destina a medir a renda da (e a despesa na) produção de bens e serviços, as transferências não são consideradas parte das aquisições do...
tracking img