Trabalho de macroeconomia pib

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. As estimativas de crescimento do PIB em 2011 giram em torno de 5%. Com base em seus conhecimentos sobre o assunto, responda:
a) Explique o que é PIB e o que ele diz sobre a economia de um país.b) Se esses números se confirmarem, a economia estará em expansão ou recessão? Por quê?

Resposta:
A) O PIB (Produto Interno Bruto) é o valor de mercado dos bens e serviços produzidos em um paísem um determinado período. Indica o desempenho e dinamismo da economia. Mostra o quanto o país está produzindo de riqueza e renda, portanto mede o crescimento da nação.
B) Se os números se confirmarema economia do país estará em expansão. A expansão da produção de uma economia é um fator determinante para a criação de empregos. A criação de empregos aumenta a renda em circulação, favorecendo oconsumo e estimulando novos investimentos, o que causa novos aumentos de produção, gerando um ciclo de expansão econômica.

2. Cite três conseqüências que a inflação pode provocar.

Resposta:Conseqüências da inflação:
I. Com inflação, perde-se a noção de preços relativos, não se sabe se as coisas estão caras ou baratas.
II. Pode gerar efeitos negativos sobre o Balanço de Pagamentos(incluindo a Balança Comercial e os fluxos de capital para o país).
III. Traz efeitos sobre a distribuição de renda, uma vez que, com a inflação, a média dos preços está subindo, mas não necessariamente nomesmo ritmo ou ao mesmo tempo.

3. O PIB tem a seguinte composição:
PIB = C + I + G + (X-M)
O que significa X-M? Se o valor das importações for maior que o valor das exportações, será bom ou ruimpara o crescimento econômico? Explique.

Resposta:
X-M são as exportações liquidas. Representam a diferença entre as exportações e as importações.
Se os valores das importações forem maiores dosque as exportações terão um resultado ruim para o crescimento econômico, uma vez que a exportação liquida será negativa, diminuindo o saldo da balança. Sendo assim causará uma queda no PIB.

4....
tracking img