Trabalho de macroeconomia pib

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE UBERABA
CURSO DE ADMNISTRAÇÃO

TRABALHO DE MACROECONOMIA E POLÍTICAS DE INTERVENÇÃO

UBERABA – MG
2011



ANÁLISE DO PIB BRASILEIRO NO PERÍODO DE 2010 E 2011



Trabalho apresentado ao Curso de Administração da Universidade de Uberaba para atender os requisitos da disciplina de Macroeconomia ePolíticas de Intervenção do 5º período noturno do curso de Administração, sob a orientação da professora Luce Mary Vespasiano S. Araújo.

UBERABA – MG
2011

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 03
2. PRODUTO INTERNO BRUTO 04
2.1 2010 04
2.2 2011 06
3. CONCLUSÃO 08
REFERÊNCIAS 09

1. INTRUDUÇÃO

A soma em valores monetários de bens e serviços de uma determinada região ou de um país emum determinado período de tempo é denominado PIB (Produto Interno Bruto). O PIB é um dos indicadores mais importantes e mais utilizados e tem como finalidade analisar e quantificar o crescimento da economia e verificar se o mesmo contribuiu para o crescimento do país.
O PIB considera apenas bens e serviços finais produzidos, não considerando bens de consumo intermediários, tendo com objetivoevitar a dupla contagem (valores que aparecem contados duas vezes no PIB).
A atual conjuntura econômica do Brasil e do mundo tem sido objeto de estudos para muitos estudiosos de Economia. O aceleramento no crescimento do país no ano de 2010 estimulou investimentos expressivos no PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. Porém, na prática, tudo acontece muito diferente do que está redigido noprotótipo do programa governamental.
O fortalecimento da economia brasileira em 2010 teve projeção internacional, juntamente com outras economias mundiais emergentes. O PIB é o principal elemento que argumenta tais dados. Entendê-lo e saber as consequências de investimentos no setor público e privado, são atributos que agregam valor ao estudante de Administração de Empresas.
Assim sendo, o presentetrabalho abordará o crescimento do Produto Interno Bruto no ano de 2010, sendo demonstrados o seu comportamento, as justificativas para atingir tal proporção, juntamente com as variáveis e fatores que o influenciaram. Os setores que mais contribuíram, de que forma e o porquê contribuíram no resultado.
O trabalho tem como foco também analisar o crescimento do PIB em 2011 e seráapresentada uma projeção dos principais fatores que estimularam o crescimento, juntamente com valores quantitativos (estimativas e projeções) e qualitativos (infraestruturas), bem como a desaceleração do crescimento do país no corrente ano, objetivando justificar através de valores as riquezas produzidas pelo país no período e a importância econômica deste índice para o país.

2. PRODUTO INTERNO BRUTOO Produto Interno Bruto revela a riqueza (bens e serviços) produzida por um país em um determinado tempo, e é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Uma das principais influências do PIB se enquadra no gasto público (investimento) e no consumo da população, que quanto mais gastar mais irá aumentar o PIB. Tendo como exemplo, se o salário fosse maior e sepagássemos menores taxas, o PIB cresceria devido o aumento no consumo.
A balança comercial também é um aspecto importante para o PIB, uma vez que quanto maior o índice de exportações, maior seria a quantidade de dinheiro que entra e circula no país, elevando o PIB, e quanto maior o índice de importações, maior a quantidade de dinheiro que sai do país, diminuindo o PIB.

2.1 PIB 2010

A economiabrasileira experimentou um crescimento de 7,5% em 2010, informou o IBGE. Em valores, o PIB brasileiro totalizou R$ 3,675 trilhões. Foi o maior avanço desde 1986, quando o país vivia o Plano Cruzado. O índice de 7,5% fez com que o Brasil fosse colocado entre os cinco países, do grupo G-20, que mais cresceram, ficando atrás somente da China, da Índia, da Argentina e da Turquia.
Este PIB conseguiu...
tracking img