Pib, pnb e macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PIB

PNB

MACROECONOMIA

Nomes:
Professor:
Disciplina:
Produto nacional bruto

O Produto Nacional Bruto (PNB) é uma expressão monetária dos bens e serviços produzidos por fatores de produção nacionais, independentemente do território econômico.
O Produto Interno Bruto (PIB) difere do Produto Nacional Bruto (PNB) basicamente pela Renda Líquida enviada (ou recebida) do exterior(Renda Líquida Enviada ao Exterior (RLEE) diz respeito à diferença entre o pagamento pelo uso de fatores de produção estrangeiros utilizados internamente e o pagamento recebido pelo uso de fatores nacionais no exterior) (RLEE ou RLRE): seus efeitos são desconsiderados nos cálculos do PIB, e considerados nos cálculos do PNB. Em geral, os países desenvolvidos possuem um PNB maior que o PIB, ao contrárioque acontece com países em desenvolvimento. Esta renda (RLEE/RLRE) representa a diferença entre recursos enviados ao exterior e os recursos recebidos do exterior a partir de fatores de produção que, sendo do país considerado, encontra-se em atividade em outros países.
As fórmulas para o cálculo do PNB a partir do PIB são as seguintes:
PNB = PIB + RLRE
PNB = PIB − RLEE
Onde:
* PNB é oProduto Nacional Bruto
* PIB é o Produto Interno Bruto
* RLRE é a Renda Líquida Recebida do Exterior (quando as rendas recebidas superam as enviadas)
* RLEE é a Renda Líquida Enviada ao Exterior (quando as rendas enviadas superam as recebidas)
Também é correta a seguinte fórmula, além de ser mais didática:
PNB = PIB + "total de rendas recebidas do exterior" - "total de rendas enviadas aoexterior".

Produto interno bruto
O produto interno bruto (PIB) representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer seja, países, estados, cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia.
Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da contatodos os bens de consumo intermediário(ou bens de consumo familiar, são os bens utilizados pelos indivíduos ou famílias) . Isso é feito com o intuito de evitar o problema da dupla contagem, quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB.
PIB e PNB
O PIB difere do produto nacional bruto (PNB) basicamente pela renda liquida enviada ao exterior (RLEE): ela édesconsiderada no cálculo do PIB, e considerada no cálculo do PNB, inclusive porque o PNB é gerado a partir da soma do PIB mais entradas e saídas de capital. Esta renda representa a diferença entre recursos enviados ao exterior (pagamento de fatores de produção internacionais alocados no país) e os recursos recebidos do exterior a partir de fatores de produção que, sendo do país considerado,encontra-se em atividade em outros países. Assim (e simplificadamente), caso um país possua empresas atuando em outros países, mas proíba a instalação de transnacionais (uma empresa transnacional é uma entidade autônoma que fixa suas estratégias e organiza sua produção em bases internacionais) no seu território, terá uma renda líquida enviada ao exterior negativa. Pela fórmula:
PNB = PIB - RLEE
Opaís exemplificado terá um PNB maior que o PIB. No caso brasileiro, o PNB é menor que o PIB, uma vez que a RLEE é positiva (ou seja, envia-se mais recursos ao exterior do que se recebe).
PIB nominal e PIB real
Quando se procura comparar ou analisar o comportamento do PIB de um país ao longo do tempo, é preciso diferenciar o PIB nominal do PIB real. O primeiro diz respeito ao valor do PIB calculadoa preços correntes, ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado, já o segundo é calculado a preços constantes, onde é escolhido um ano-base onde é feito o cálculo do PIB eliminando assim o efeito da inflação.
Deflator do PIB
O deflator do PIB é uma estatística simples calculada pela divisão do PIB nominal pelo PIB real multiplicados por cem. Como o PIB nominal e o PIB real...
tracking img