Auditoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2902 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AUDITORIA OPERACIONAL.

UNIDADE 1- Introdução.

Começamos bem; Legislação!
A bem da verdade, em auditoria, a legislação acompanha passo a passo o trabalho contábil e audítico o que não é o caso de internação imediata, pois a leitura e o estudo, muito mais leitura do que estudo, das Resoluções do Conselho Federal de Contabilidade deve acompanhar durante todo o curso sendo objeto de pesquisae leitura, pois ajudam no entendimento da matéria , a resolver os exercícios e, claro, nas provas!
Portanto, é indispensável o entendimento que a leitura das normas específicas de cada título que iremos estudar é imprescindível, para isto há o detalhamento de todos os títulos na “unidade 06”, bem como o endereço eletrônico para pesquisa das resoluções que dão o suporte legal e didático para ocurso.
As quatro (04) normas do Conselho Federal de Contabilidade dizem respeito à conduta do Auditor Independente determinando as diretrizes quanto à competência profissional, independência no exercício da profissão, parâmetros para utilização de trabalhos de terceiros como trabalhos do auditor independente e o comando de equipe de auditores, constituem os pilares relativos aos procedimentos nodesenvolvimento do trabalho individual do auditor estão descritas em aula individual, ou seja, na aula 07.
Sendo assim, destacaremos que os principais tópicos de todas as resoluções serão objeto de estudo neste curso, O QUE NÃO INVALIDA A LEITURA COMPLETA DAS MESMAS, conforme demonstrado na unidade 07.

Indicações Bibliográficas:
Resolução CFC nº. 821/97
Resolução CFC nº. 1.034/05Resolução CFC nº. 1.042/05
Resolução CFC nº. 865/03

UNIDADE 2 - Origem do Trabalho de Auditor Independente.

Os trabalhos de auditoria Independente, ou seja, auditores que não mantém qualquer tipo de vínculo com a empresa, estão relacionados ao desenvolvimento econômico do sistema capitalista.
Inicialmente as empresas têm vínculos familiares, são fechadas à interferência de terceiros emantiveram-se desta maneira até o ponto em que os diferentes mercados começaram a crescer e tornaram-se competitivos, obrigando às empresas a crescerem para se manterem no mercado, seja local ou extra-regional.
Para que isso fosse possível tornou-se necessária ampliação dos investimentos em capital de giro, instalações e abrangência de novos locais de unidades industrial-comerciais e novos fornecedores.Estas novas inversões monetárias foram patrocinadas pelo sistema financeiro, a título de empréstimos ou com a abertura do capital e consequente lançamento de ações no mercado, que passou a exigir das empresas o conhecimento da posição patrimonial e financeira, posição no mercado e capacidade de gerar lucros e a natureza das fontes de recursos.
Para que isso pudesse ocorrer, os investidoresnecessitavam de informação referente às Demonstrações Financeiras, Demonstração do Resultado do Exercício e da Origem e Aplicação de Recursos e, se necessário, explicações sobre os números apresentados.
Com o passar dos tempos, as informações passaram a ter grande importância para análise das instituições financeiras e dos eventuais investidores.
Para que houvesse respeito à integridade dasDemonstrações Financeiras, os investidores passaram a exigir que as mesmas fossem analisadas por profissionais isentos de influências advindas das empresas e que também tivessem competência e gabarito profissional reconhecido e avalizado por entidades de renome do ramo de finanças e contabilidade.
Assim nasceu a profissão do Auditor Independente, seja ele profissional liberal ou empresa prestadorade serviço que examina e emitem opinião sobre as Demonstrações Financeiras informações acompanhantes.
Mais ainda, com o passar do tempo a auditoria, digamos, “entrou” na empresa através do trabalho da Auditoria Interna e com o desenvolvimento dos mercados globalizados ficou clara a necessidade da evolução dos procedimentos e técnicas, objetivando a excelência na produção, no atendimento, na...
tracking img