PIB Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
MACROECONOMIA
O que é PIB?

PIB ou Produto Interno Bruto é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do território econômico de um país, independentemente da nacionalidade dos proprietários das unidades produtoras.
Não são consideradas as transações intermediárias, é medido a preços de mercado e pode ser calculado pela ótica da produção, o PIB corresponde à soma dosvalores agregados líquidos, ou seja, o valor da produção dos bens e serviços descontados os insumos utilizados para determinado fim, dos setores primário, secundário e terciário da economia, mais os impostos indiretos, mais a depreciação do capital, menos os subsídios governamentais.

Pela ótica da renda, é calculado a partir das remunerações pagas dentro do território econômico de um país, sob aforma de salários, juros, aluguéis e lucros distribuídos; somam-se a isso os lucros não distribuídos, os impostos indiretos e a depreciação do capital e, finalmente, subtraem-se os subsídios.

Pela ótica do dispêndio, resulta da soma dos gastos em consumo das unidades familiares e do governo, mais as variações de estoques, menos as importações de mercadorias e serviços e mais as exportações.
Sobessa ótica, o PIB é também denominado Despesa Interna Bruta.

O PIB de uma maneira geral é a forma de mensurar a riqueza de um país, apesar de ser um indicador muito questionado, ainda possui seu caráter de referência na economia de um território, podendo ser o país, estado ou município.

Valor do Produto Interno Bruto pode ser denominado real ou nominal. Nominal se refere ao valor a preçoscorrentes, ou seja, quando não é descontada a inflação. A variação do PIB nominal não permite uma análise do que de fato se alterou, podendo os preços dos bens ou a quantidade produzida. Por isso, que nessas análises se utiliza o conceito de PIB real, quando a inflação é descontada, a variação do PIB real representa a alteração da quantidade de bens e serviços produzidos na economia.

O valor doProduto Interno Bruto quando é considerado pela ótica do dispêndio pode ser representada como nos manuais de macroeconomia:
PIB = C + I + G + (X – M)

Onde C é o consumo das famílias, I é o investimento das empresas – que somam a formação bruta de capital fixo (FBKF) e a variação dos estoques – G é o valor do gasto do governo, X é a exportação e M a importação.

Alguns outros conceitos sãoderivados do PIB: PIL ou Produto Interno Líquido é o valor do PIB deduzido o valor das depreciações. PNB ou Produto Nacional Bruto é o valor do PIB descontado o valor da Renda Líquida Enviada ao Exterior (RLEE). Esta renda representa a diferença entre recursos enviados e os recursos recebidos do exterior a partir de fatores de produção. PIB per capita é o valor do PIB distribuído pelo total dehabitantes de um determinado território.

O PIB per capita foi por muito tempo utilizado como parâmetro de comparação para perceber a distribuição de renda e qualidade econômica de um território, hoje indicadores diferentes são utilizados, como o Índice de Gini que mede a distribuição de renda, o IDH que é o Índice de Desenvolvimento Humano, entre outros propostos. As demais notações são análogas deforma resumida temos:

PIL = PIB – depreciação
PNL = PIL – RLEE
PNLCF = PNL – impostos indiretos + subsídios
RN = PNLCF – impostos direto + transferências

Onde RN é a Renda Nacional e “cf” representa que a variável está medida em custo de fatores, ao contrário dos demais que são medidos a preços de mercado.

Alguns profissionais apontam diversos problemas quanto à mensuração do PIB,podemos destacar alguns pontos:

Comparação entre países

Os agregados e a mensuração em moedas domésticas, diferenças de agregados a serem escolhidos e a mensuração em moeda doméstica, ao invés de uma moeda única.

Problemas do uso do câmbio, alguns produtos são denominados como tradeables, esses produtos são comercializáveis internacionalmente e a comparação é fácil. Mas diversos produtos não...
tracking img