Infancia e sociedade conceito de infancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Sofistas posteriormente aos Gregos começaram a sistematizar a prática educativa atribuindo métodos. Surgem as primeiras reflexões sobre ensino, educação e aprendizagem.
Segundo Severino “aeducação é um processo que envolve questões relacionadas com o conhecimento (Epistemologia), com os valores presentes no agir humano (Axiologia) e com a própria condição de existência do homem(Antropologia)”.
Sendo os questionamentos relacionados à educação mais amplos do que os que as
ciência formais são capazes de responder, se faz necessário uma abordagem filosófica
na formação dos professores.
Comrelação à Antropologia a Filosofia da Educação tem como tarefa “buscar o sentido mais profundo do próprio sujeito da Educação, ou seja, de construir a imagem do homem em sua situação de sujeito/educando”(SEVERINO, 1994). Dessa maneira,ela forma o indivíduo que pretende educar e formar outros indivíduos, buscando desenvolver a reflexão do homem pelo homem e por suas relações histórico-sociais.
Sendo aeducação um processo social e conseqüentemente que baseia-se em valores (Axiologia), “ a Filosofia da Educação vai ainda contribuir para sua compreensão e efetivação, mediante a uma reflexão voltada aosvalores que a sustentam e para os fins que a norteiam .
O pensar filosófico nesse caso, irá basear-senos juízos de valores e nas conseqüências das práticas humanas.
Ainda como função da Filosofia daEducação na formação dos educadores, cabe a ela em seu caráter Epistemológico, “instaurar uma discussão sobre questões que envolvam processos de produção, sistematização e transmissão do conhecimentopresentes no processo específico da Educação” (SEVERINO, 1994). Nessa perspectiva, a Filosofia da Educação segundo Severino, esclarece as relações entre a produção do conhecimento científico formal econcreto e o processo de educação que é carregado de subjetividade. A Filosofia da Educação baseia sua prática no questionamento do sentido da educação, nas práticas desenvolvidas no processo...
tracking img