Pierre bordieu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pierre Bourdieu
Pierre Félix Bourdieu nasceu em 1 de agosto de 1930 em uma família campesina graduou-se em Filosofia em 1954, e logo assumiu a função de professor. Após prestar serviço militar naArgélia, assume, em 1958 o cargo de professor assistente na Faculdade de Letras em Argel, quando inicia sua pesquisa acerca da sociedade cabila. Em 1960 integra-se ao Centro de Sociologia Europeia, doqual se torna secretário geral em 1962.
Desenvolveu ao longo das décadas de 1960 a 1980 fartas obra, contribuindo significativamente para a formação do pensamento sociológico do século XX. Ao compor,por exemplo, a ideia de campo, Bourdieu dialoga com a ideia de esferas, proposta por Max Weber e, ainda, com o conceito de classe social de Marx.
Na agenda teórica proposta à Teoria Sociológicacontemporânea, alguns elementos merecem destaque: a releitura dos clássicos, a construção de conceitos e a postura crítica do intelectual diante de uma tomada de posicionamento político, elementos estesamalgamados em sua discussão sociológica.
O sociólogo francês, já foi chamado de investigador da desigualdade. Detectou mecanismos de conservação e reprodução em todas as áreas da atividade humana,entre elas, o sistema educacional.
Embora a maioria dos grandes pensadores da educação tenha desenvolvido suas teorias com base numa visão crítica da escola, somente na segunda metade do século 20surgiram questionamentos bem fundamentados sobre a neutralidade da instituição. Até ali a instrução era vista como um meio de elevação cultural mais ou menos à parte das tensões sociais. O francês PierreBourdieu (1930-2002) empreendeu uma investigação sociológica do conhecimento que detectou um jogo de dominação e reprodução de valores.

Suas pesquisas exerceram forte influência nos ambientespedagógicos nas décadas de 1970 e 1980. "Desde então, as teorias de reprodução foram criticadas por exagerar a visão pessimista sobre a escola", diz Cláudio Martins Nogueira, professor da Universidade...
tracking img