Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2150 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

As organizações só existem pela interação entre os indivíduos. São eles os responsáveis pelo sucesso ou fracasso do empreendimento. Uma organização é uma unidade social consciente e coordenada, composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua, para atingir um objetivo. Comportamento organizacional é o termo maisutilizado para definir a importância das habilidades humanas em uma organização, e seus impactos dentro delas. São três dimensões estudadas no comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura; O objetivo e fazer com que organizações trabalhem mais eficazmente.
O comportamento organizacional se preocupa com as atitudes das pessoas nas organizações. Em especial quando àmotivação, comportamento, poder de liderança, comunicação interpessoal, estruturas e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processo de mudanças, administração de conflitos, planejamento do trabalho e estresse.
Sem um efetivo investimento nos indivíduos, dificilmente uma organização será eficaz. Daí a importância das pesquisas sobre comportamento organizacional.01
Capitulo 1:
Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático(abordagem da realidade) focado em ações, atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. Com intuito de alcançar produtividade, reduzir o absentismo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
Propósitos: As finalidades do Comportamento Organizacional correspondem à explicação, previsão e controle do comportamento humano. A explicação refere-se à identificação das causas ourazões que impulsionam determinados fatores e acontecimentos. Está relacionada a resultados alcançados estabelecido através de uma ação específica.
Variáveis: Estrutura, clima, cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento, habilidades interpessoais.
Os principais desafios do Comportamento Organizacional é aumentar a produtividade, a qualidade dos produtos e melhoria dashabilidades humanas trabalhando a motivação e liderança.02
Definições comparativas de comportamento organizacional.

Comparando os autores Schermerhorn Jr. John R., e Dubrin (2003), os dois concluem da mesma forma o comportamentoorganizacional.
Eles compreendem que o Comportamento Organizacional è o estudo de indivíduos e grupos em Organizações. È um corpo de conhecimento que se aplica a todos os tipos de ambiente de trabalho, pequenas e grandes empresas, com ou sem fins lucrativos. Que aprender Comportamento Organizacional ajuda a obter maior compreensão do trabalho, de si mesmo e de outras pessoas. Também pode expandiro potencial do sucesso da sua carreira nos ambientes de trabalho dinâmicos, mutantes, complexos e desafiadores de hoje e do futuro. Ele modela nossos comportamentos e influencia as nossas necessidades e motivos em diferentes organizações ou em grupos da mesma organização, incentivando nossa produtividade, e as respostas rápidas a desafios administrativos variados. Sua grande característica...
tracking img