Cloanegem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTADO DE GOIAS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SUBSECRETARIA REGIONAL DE URUAÇU-GO COLÉGIO ESTADUAL PAULO FRANCISCO DA SILVA.

Anacleia C. da Silva

Titulo: Clonagem

Niquelândia , 29/09/2011

Aluna: Anacleia Correia da Silva

Trabalho apresentado a unidade de ensino: Colégio estadual Paulo Francisco da silva, como pré- requisito avaliativo da disciplina de biologia (2° período) soborientação da professora Marilene Barbosa Martins

Niquelândia- GO 29/09/2011
SUMARIO

Resumo..................................01
Introdução..............................02
O Titulo..................................03
CONCLUSÃO........................04
BIBLIOGRAFIA......................05

INTRODUÇÃO

A clonagem é a produção, por processo natural – reprodução assexuada – ouartificial, de cópias geneticamente iguais de um ser. A palavra deriva do grego klon, que significa rebento de um vegetal, sendo introduzida na língua inglesa por volta de 1903, para traduzir uma técnica conhecida desde o século XIX pelos horticultores, que cultivavam os tecidos meristemáticos de uma orquídea original, dando origem a novas plantas, através de cortes e não recorrendo a sementes.
Essaparticularidade do Reino Plantea estimulou a curiosidade de alguns cientistas, tais como Hans Spemann, que começaram a aprofundar os seus conhecimentos sobre a reprodução animal. Em 1935, este professor foi agraciado com o Prémio Nobel, pelas suas pesquisas no campo da organização celular, nomeadamente no estudo da sequencialização de mitoses que originarão um embrião.
 No século XX, as múltiplasdescobertas no domínio da genética permitiram que se avançasse para a clonagem de seres complexos, nomeadamente mamíferos.

CONCLUSÃO

Embora se multipliquem os estudos sobre a clonagem, esta continua com elevada taxa de insucesso. Os embriões clonados são pouco viáveis e os poucos clones resultantes apresentam anomalias que comprometem a sua sobrevivência, nomeadamente envelhecimento precocee falhas nos sistemas vitais. Os cientistas estudam os vários tipos de reprodução assexuada existentes na Natureza de forma a desenvolver mecanismos que permitam a sua aplicação em seres mais complexos, como os primatas.
A clonagem despertou a sociedade para os problemas éticos envolvidos na experimentação científica, levantando mais uma vez a dúvida sobre até que ponto a investigação deve serlibertada da consciência ético-moral

BIBLIOGRAFIA

www.bioetica.ufrgs.br/ clone.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Clonagem
http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/genetics/1681067-que-%C3%A9-clonagem/#ixzz1ZNssC400

RESUMO

O maior feito dos cientistas, foi fazer com que uma célula adulta se tornasse totipotente (células-tronco) de novo. As células-tronco (ou totipotentes) possuem acapacidade de se diferenciarem em diferentes tipos de células, em um processo antes considerado irreversível.
Como foi realizado o processo de clonagem da ovelha Dolly?
Eles isolaram uma célula mamária congelada de uma ovelha da raça Finn Dorset de seis anos de idade e a colocaram numa cultura com baixa concentração de nutrientes. Com isso a célula entrou em um estado de latência parando decrescer. Em paralelo, foi retirado o óvulo não fertilizado de uma outra ovelha, da raça Scottish Blackface, de cor escura. Desse óvulo não fertilizado foi retirado o núcleo, transformando-o em um óvulo não fertilizado e sem núcleo. Através de um processo de eletrofusão ocorreu a união do núcleo da ovelha da raça Finn Dorset com o óvulo sem núcleo da ovelha da raça Scottish Blackface, dando início àdivisão celular: uma célula em duas, duas em quatro, quatro em oito e assim por diante.
A esquerda ovelha da raça Finn Dorset e a direita ovelha da raça Scottish Blackface
Na fase de oito a 16 células, as células se diferenciam formando uma massa de células internas originando o embrião propriamente dito. Após seis dias, esse embrião, agora com cerca de 100 células, é chamado de blastocisto. O...
tracking img