Politicas publicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2773 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE AULA
DISCIPLINA:
PROFESSORA:


I- Justificativa

Compreensão da infância a partir da análise das dimensões históricas, culturais,
sociais, econômicas, políticas e pedagógicas que as envolvem. Reflexão acerca do
processo de produção das infâncias. Estudo de diferentes infâncias em nossa
sociedade e seus modos de educação.

II - OBJETIVO(S)

Analisar, explicar e compreendera infância nas dimensões histórica, cultural, social,
econômica, política e pedagógica; Elaborar estudos sobre o processo de produção das infâncias, sua diversidade social e seus modos de educação; Articular os conceitos de infância e educação inseridos no contexto acadêmico.

IV – CONTEÚDOS

As concepções teóricas sobre a educação da infância

V – METODOLOGIA

TÉCNICAS
Aulasexpositivo-dialogadas, leituras comentadas, seminários,
produção textual, trabalho em grupos.

RECURSOS
Texto selecionado ( em anexo) e quadro negro.
(artigo acessado em: http://www.partes.com.br/educacao/ludicidadenainfancia.asp)


VII– AVALIAÇÃO

A avaliação será processual e contínua, embasada nos seguintes critérios:
participação ativa nas situações de ensino e de aprendizagem, leitura dostextos sugeridos, pontualidade na entrega dos trabalhos e elaboração pessoal dos conhecimentos construídos, através de registros escritos e orais, demonstrando capacidade de análise, síntese e posicionamento crítico.















 


Jamily Charão Vargas[*]
Helenise Sangoi Antunes[†]
publicado em 15/01/2009

As concepções teóricas sobre a educação da infância 
        Quando se pesquisam as práticas pedagógicas realizadas com crianças pequenas no decorrer de sua alfabetização, reflete-se sobre as estratégias e metas para um trabalho docente de maior qualidade didática, que priorize o desenvolvimento pleno dessas crianças que compõe este nível de ensino. Neste momento, pensar a ação pedagógica significa voltar à atenção para o processo de aprendizagem infantil, parao bem-estar do aluno, respeitando as exigências da fase de desenvolvimento motor, psíquico, cognitivo, social e cultural.  Frente a isso, torna-se necessário pensar além dos conteúdos e técnicas a serem trabalhados na primeira infância, mas também, e principalmente, elaborar atividades que contemplam a infância. Nesse sentido, trabalhar com a ludicidade, permitindo a livre expressão do esquemacorporal, da curiosidade, da criatividade, da fantasia e imaginação dos pequenos é muito importante
Ao longo de estudos sobre a epistemologia educacional, algumas leituras instigam novos pensamentos e questionamentos frente à esta temática da “ludicidade na infância”, o que contribui para o desenvolvimento desta reflexão. Assim, reflete-se alguns determinismos culturais influenciadores domodo das crianças viverem espaços e atividades lúdicas ao longo dos tempos. Assim, são construídas perspectivas para a abordagem da ludicidade e da infância visto que, inerente a elas, estão os processos culturais e históricos da sociedade. Compreende-se que não há possibilidade de pensar a ludicidade para crianças sem estudar a infância e os conceitos que a sociedade lhe atribuiu ao longo do tempo.Assim, também não se pode estudar a infância sem enfatizar as práticas lúdicas utilizadas nos diferentes tempos históricos e nas distintas culturas.  Entretanto, Brougère (1995) afirma que os estudos existentes sobre as práticas lúdicas, até então, não costumam muito associá-las à cultura e à história da sociedade, o que seria bastante relevante, e mesmo fundamental. 
A história da evoluçãodo brinquedo, das brincadeiras e dos jogos infantis, bem como a história da infância e dos conceitos que se construiu dela, baseia-se na história e na cultura da sociedade. É importante que se entenda a infância como uma fase que nem sempre foi conceituada da maneira que é atualmente, podendo ser vista de diferentes perspectivas dependendo do tempo histórico, do lugar e da cultura em questão....
tracking img