Gado de corte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONFINAMENTO NA PRÁTICA:
SISTEMAS ALTERNATIVOS
Luiz Roberto Lopes de S.Thiago
Fernando Paim Costa

No Brasil Central, bovinos engordados a pasto apresentam bom desenvolvimento na estação das chuvas (ganhos de peso da ordem de 500 g/dia) e fraco desempenho na época seca, quando mantém ou até mesmo perdem peso, devido à baixa produção e qualidade das pastagens. Esta seqüência de bons e mausdesempenhos geralmente resulta em abate aos 54 meses de idade, com um peso médio de 525 kg.
Algumas práticas como manejo adequado, uso de espécies tolerantes à seca, adubação e irrigação, poderiam aumentar a produção das pastagens na seca, mas nunca a níveis que permitissem ganhos de peso semelhantes aos obtidos na estação das águas. Isto se deve ao fato de o amadurecimento das plantas, queocorre durante o período da seca (jun-set.), resultar em massa verde composta de paredes celulares mais resistentes à degradação ruminal, que, em conseqüência, reduza qualidade da forragem.
Assim, se há interesse em manter, na seca, ganhos de peso iguais ou superiores aos obtidos nas águas, deve-se fornecer aos animais uma alimentação mais equilibrada do que aquela que o animal obtém em pastejo. Oconfinamento pode ser utilizado para este propósito.
Quando se fala em confinamento, é preciso definir claramente o sistema em questão. Diferentes objetivos e disponibilidades de recursos podem determinar inúmeras combinações entre vários tipos de instalações, animais e rações.
No caso brasileiro, onde há muita terra, pouco capital, baixo poder aquisitivo e um sistema de classificação decarcaças ainda incipiente, parece mais lógico confinar visando-se à terminação durante a época da entressafra, utilizando-se instalações simples e práticas e alimentos produzidos na própria fazenda.
Alguns fatores que podem contribuir para o sucesso do confinamento são discutidos a seguir:
1)Custo das instalações: estas devem ser simples, mas também eficientes e práticas. Nas condições climáticas doBrasil Central, um curral a céu aberto pode suportar, sem maiores problemas, as chuvas esporádicas ocorrentes durante o período de confinamento, desde que se escolha uma área bem drenada, que garanta um piso seco, sem lama. A Fig. 1 mostra alguns detalhes de um curral com capacidade para 50 animais.
FIG. 1. Vista do conjunto das instalações.

Este tipo de curral reduz consideravelmente oinvestimento inicial em instalações. O uso de cochos móveis, de madeira, permitindo sua remoção ao término do confinamento para um local livre de chuva e sol, aumenta sua longevidade para 9 ou 10 anos.
Na construção do cocho, deve ser respeitado um espaço de 70 cm por animal. Os bebedouros podem ser fundos de fossa, e o volume de água necessário pode ser estimado considerando-se um consumo por animalpor dia equivalente a 12,5% do peso vivo.
Para o dimensionamento do curral, o ponto inicial é o número de animais. Em função deste, calcula-se o comprimento necessário de cocho (base 0,70 m/animal), que deve ser equivalente ao comprimento da cerca frontal do curral. O comprimento da cerca lateral é função da cerca frontal (já conhecida) e da densidade a ser usada (15 a 30 m²/animal).
Lembrarque um curral não deve ter mais de 100 animais, a fim de facilitar o manejo.
2) Preço dos animais a confinar: os animais representam em torno de 70% dos gastos operacionais de um confinamento do tipo aqui considerado. Isto significa que pequenas diferenças em seu preço podem determinar grande redução nos custos do empreendimento. Por isso, a habilidade do comprador de gado ou a eficiência doprodutor, caso o mesmo faça a cria, recria e engorda, podem ser determinantes do sucesso do confinamento.
Lembrar que, no Brasil, o boi confinado não tem condições de competir com o boi de pasto (18 arrobas com idade de 4,5 anos). O que torna o confinamento uma atividade rentável é, principalmente, a alta do preço de arroba do boi nos meses finais da entressafra (ago-nov.). Assim sendo, se o...
tracking img