Gado de corte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gado de Corte
Mato Grosso do Sul tem forte vocação para a pecuária de corte e está entre os mais competitivos na produção e exportação de carne bovina do Brasil. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o rebanho bovino do Estado é o 3º maior do País, com 22,3 milhões de cabeças, o que representa 10,88% do rebanho brasileiro.
Em função dos fatores citadosacima, o Brasil ocupa atualmente a posição de segundo maior produtor - atrás apenas dos Estados Unidos - e de maior exportador mundial de carne bovina. Com um rebanho bovino de 205,3 milhões de cabeças, de acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) do IBGE, estima-se que as exportações brasileiras de carne bovina alcancem aproximadamente 1,7 milhão de toneladas em equivalente carcaça no anode 2010, gerando receitas da ordem de US$ 5 bilhões. Mato Grosso do Sul responde por cerca de 12% desse valor.
Mato Grosso do Sul desperta o interesse de mercados internacionais não só pelo incremento da qualidade como pelo potencial de expansão do rebanho. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Estado tem uma área de 6,1 milhões de hectares de pastagens naturais e 13,9milhões de hectares de pastagens em boas condições. Somadas, perfazem 20 milhões de hectares de área que pode ser melhor explorada.
Como exemplo, podemos citar o programa Boas Práticas Agropecuárias (BPA), uma iniciativa que contribui para tornar a pecuária de Mato Grosso do Sul referência no cenário internacional. O BPA é um conjunto de procedimentos a serem observados pelos produtores rurais com oobjetivo de tornar os sistemas de produção mais rentáveis e competitivos. As normas do programa também garantem a oferta de uma carne segura, originária de sistemas de produção ambientalmente corretos. Desenvolvida pela Embrapa Gado de Corte, a iniciativa garante o bem-estar do rebanho e resulta na produção de um bife mais saboroso, nutritivo e suculento. É com o incentivo de instituições como aEmbrapa que a pecuária brasileira se fortalece, estimulada pelas demandas de produção sustentável. E a sustentabilidade é uma realidade cada vez mais presente na pecuária brasileira.

Abate bovino em 2011 tem redução de 1,6% em relação a 2010
No ano de 2011, foram abatidas 28,8 milhões de cabeças de bovinos, queda de 1,6% em relação a 2010. Os elevados preços da carne bovina no mercado interno eo aumento do consumo das carnes de suínos e de aves indicam que o consumidor pode ter substituído parcialmente o consumo da carne bovina por carnes com preços mais acessíveis. A queda nas exportações devido à crise econômica na Europa, à desaceleração econômica global e a necessidade de reposição do rebanho nacional são outros fatores que contribuíram para este resultado.
A participação dasvacas no abate total de bovinos foi 3,6% maior que em 2010. Após quatro anos de redução no volume de abate, as condições climáticas, que prejudicaram pastagens em regiões importantes, levaram produtores a abater mais fêmeas para compensar o baixo peso de animais machos prontos para abate.
Entre as Unidades da Federação, Mato Grosso continuou sendo o principal abatedor de bovinos, apresentandocrescimento de 9,6% do abate no período 2011/2010.




MS é o 3º em abate de bovinos no País, diz IBGE
O setor de pecuária sul-mato-grossense segue como um dos mais importantes de todo o Brasil. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Estado foi responsável pelo 3º maior índice de abate de bovinos no terceiro trimestre de 2011. Levantamento divulgado na semana passadapelo Instituto revela que mais de 700 mil cabeças de gado foram abatidas entre os meses de julho, agosto e setembro deste ano.
Mesmo assim, esses números refletem uma queda ocorrida em quase todo o território nacional. Num comparativo com o mesmo período do ano anterior, houve redução de 3% na quantidade de abates em Mato Grosso do Sul. No Brasil, esse mesmo índice apresentou decréscimo 1,6%....
tracking img