GADO DE CORTE

Páginas: 6 (1391 palavras) Publicado: 20 de junho de 2013

INTRODUÇÃO

Na atividade de pecuária de corte, a construção de currais para manejo do gado constitui investimento indispensável e prioritário. Apesar de existirem multas alternativas quanto aos materiais empregados, formas e tamanhos, os currais tradicionais de madeira, com capacidade ao redor de 500 bovinos são os mais utilizados que vêm se generalizando pelas vantagens que oferecem, entre as quais se pode se citar: 
•tradição;
• resistência; tamanho compatível com a jornada de trabalho; facilidade na obtenção dos materiais e na construção; facilidade de manutenção;
• economia. 


LOCALIZAÇÃO DO CURRAL

O terreno escolhido deve estar bem posicionado em relação à sede e às invernadas, visando à facilidade de acesso e manejo. A localização no centro da propriedade,antecedendo a construção de cercas e outras benfeitorias, é a melhor opção. Entretanto, através de simples instalações de acesso ao curral, construídas com cercas de arame, é possível garantir uma eficiente condução dos animais ao interior do curral. O local deve ser firme e seco, preferencialmente plano, não sujeito à erosão. 
O eixo do conjunto brete, tronco de contenção e apartadouro devem ser emnível ou com pequeno aclive, evitando-se o declive. Quando o terreno for excessivamente arenoso ou não apresentar boas condições de drenagem, é conveniente proceder à concretagem dos palanques.

TIPOS DE CONFINAMENTO

A céu aberto: consiste de curraletes feitos para confinar na ordem de 50 a 100 animais,devendo ser disponível área de 8 a 20 m2 por animal (no Brasil, é mais comum de 9 a 12 m2 porcabeça).Cada curralete contém comedouros para volumosos (0,5 a 0,7 metros lineares por cabeça), cochos para sal (0,03 metros lineares por cabeça) e para melaço/uréia e ainda, bebedouro com disponibilidade de 20 a40 litros por animal por dia. Todos os comedouros devem estar ao longo das cercas, devem ser cobertos,observando-se sempre a orientação leste-oeste no sentido das cumeeiras dos telhados eaproximadamente1,8 a 2,0 m à frente dos mesmos deve ser pavimentado (concreto ou pedras graníticas), sendo o resto de piso natural (terra). As divisórias dos curraletes de confinamento devem ter altura variando de 1,80 m até 2,0 m e podem ser confeccionadas de madeira (tábuas afixadas em esteios distanciados de 1,5 a 2,0 m),de cordoalha de aço 1/4" (6,4 mm) com esteios a cada 2,0 a 2,5 m ou de arameliso ovalado com esteiosde madeira a cada 6,0 m balancins a cada 2 m. O projeto deve prever aumento do número de curraletes e o curral de confinamento deve permitir acesso para o curral de manobras.

Galpão Fechado (Galpão de Encerra): consiste de galpão com área disponível de 3 a 5 m2por animal (1,8 m2/cabeça para vitelos), contendo comedouro (0,7 a 1,0 m/cabeça) para volumosos, sal mineral,melaço-uréia a ainda bebedouro. Deve ter beiral do telhado com largura aproximada de 1,0 m,pé-direito de 4 m, sendo recomendado para confinar de 50 a 60 animais. Deve ter ainda uma porteira de entrada (3,0x3,5 m) para retirada do esterco produzido (= 25 kg/cab. dia). É bem eficiente no que diz respeito ao controle de doenças a do ambiente (temperatura, umidade relativa, ventilação, manejo dedejetos, etc), porém, é considerado sofisticado a caro, além de exigir mais equipamentos. É mais recomendado para países de clima temperado, pois em países de clima tropical, como o Brasil, o controle do ambiente toma-se limitante, apesar de serem comuns instalações desse tipo no Paraná a em São Paulo.


COMPONENTES DO CURRAL

Cerca: As cercas são destinadas a garantir a contenção dos animais nointerior do curral, devendo ter 2,00 m de altura nas cercas internas e 2,15 m nas cercas externas. Compõem-se de lances (vãos), constituídos de palanques e réguas. Os palanques devem ser de madeira de alta resistência e durabilidade, geralmente aroeira, com comprimento de 3,00 - 3,30 m e secção quadrada (0,15 x 0,15 m) ou mais comumente circular, com cerca de 0,18-0,25 m de diâmetro no topo. ...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gado de corte
  • Gado de corte
  • Gado de corte
  • Gado de corte
  • Gado De Corte
  • Gado de Corte
  • Gado de corte
  • Embrapa, gado de corte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!