Fundamentos e metodologia do cuidar, educar e brincar,

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1207 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
ROSÂNGELA MASSONI ALVES















trabalho fundamentos e metodologia do cuidar, educar e brincar.



















Andradas
2008




rosângela Massoni alves

















trabalho fundamentos e metodologia do cuidar, educar e brincar.Trabalho apresentado ao Curso (Pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Fundamentos e Metodologia do Cuidar, Brincar e Educar.].


Orientador: Prof. Cleide Vitor Mussini Batista













Andradas

2008

SUMÁRIO



1-INTRODUÇÃO...............................................................................................4

2- DESENVOLVIMENTO...................................................................................5

2.1 - BRINCADEIRAS ANTIGAS........................................................................5

2.1.1 – Mãe da Rua............................................................................................5

2.1.2 – BarraManteiga.......................................................................................5

2.2 – BRINCADEIRAS ATUAIS..........................................................................6

2.2.1 – Jogos Eletrônicos....................................................................................6

2.2.2 – Andar de Patins e Skate..........................................................................63 – CONCLUSÃO................................................................................................6





































1 INTRODUÇÃO

Brincar hoje nas escolas, está ausente de uma proposta pedagógica que  incorpore o lúdico como eixo do trabalho infantil. É rara a escola que invista neste aprendizado. A escola simplesmente esqueceu a brincadeira, na sala de aula ou ela é utilizada com um papel  didático, ou é considerada uma perda de tempo. E até no recreio, a criança  precisa conviver com um monte de proibições, como também ocorre nos prédio,  clubes, etc.
Quem trabalha na Educação de crianças deve saber que podemos sempre  desenvolver a motricidade, à atenção e a imaginação de uma criança, e que o lúdico é o parceirodo professor em quase todas as situações em que ele se depara. 
Brincar não é coisa apenas de crianças pequenas, erra a escola ao subsidiar  sua ação, dividindo o mundo em lados opostos: de um lado o jogo da  brincadeira, do sonho, da fantasia e do outro: O mundo sério do trabalho e  do estudo. Independente do tipo de vida que se leve, todos adultos, jovens e  crianças precisam da brincadeira ede alguma forma de jogo, sonho e fantasia  para viver.
As brincadeiras têm sua relativa importância no desenvolvimento sócio-histórico-cultural. É através do brinquedo que a criança vai resolver a maioria dos conflitos criados pelas limitações do mundo em que vive, ou seja, o mundo dos adultos. A criança quando brinca cria situações imaginárias em que se comporta como se estivesse agindo nomundo dos adultos.
Faz se necessário também que os educadores conheçam os comportamentos das crianças, conforme suas etapas de desenvolvimento. As crianças utilizam-se de várias formas de representação: o desenho, a linguagem, a imitação e, principalmente, o jogo simbólico, mais conhecido como jogo de “faz de Conta”.
É fundamental diferenciar as formas de jogo nas fases da infância. Para umacriança pequena observa-se que ela necessita de explorar os objetos, como exemplo, quando vê uma cadeira ela se assenta; à medida que a criança cresce ela utiliza-se do jogo simbólico para criar significados para os objetos, daí a cadeira poderá ser um trono de príncipe.
Os jogos e brinquedos são criações de uma cultura e fruto de uma história. Sabemos que é fundamental e urgente viver o...
tracking img