Fundamentos e metodologias do cuidar, educar e brincar

Páginas: 5 (1033 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
















Fundamentos e Metodologias do cuidar, Educar e brincar



















Linhares
2008
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA















Fundamentos e Metodologias do cuidar, Educar e brincar








Trabalhoapresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Fundamentos e Metodologias do Cuidar, Educar e Brincar.
Prof. Cleide Vitor Mussini Batista














Linhares
2008



O Uso de Brincadeiras na Educação Infantil


Os jogos ou as brincadeiras são meios de fornecer à criança um ambienteagradável, motivador, planejado e enriquecido, que possibilita a descobrimento e aprendizagem de várias habilidades e também de sociabilidade do grupo. É muito importante a introdução de jogos e brincadeiras na educação infantil, para o desenvolvimento intelectual e social da criança, mas é necessário também observar as crianças que apresentam dificuldades consideradas especiais, no sentido motor eneurológico, sendo que essas crianças serão trabalhadas de forma diferenciada para se atingir o objetivo que é aprendizagem e a sociabilidade do grupo de acordo com suas necessidades.
É claro que para se empregar jogos e brincadeiras deve existir planejamento e obejetivo, cada jogo e cada brincadeira deve ter como foco algo a ser aprendido pela criança e desenvolvido por ela.A maioria das crianças, quando são introduzidas nas escolas, resistem ao aprendizado , aos limites de horários e também de convicio social com outras crianças da mesma idade, a introdução de brincadeiras e jogos com planejamento possibilita a cada criança passar por esta fase de adaptação de forma mais agradável sem tanta resistência.
Sabemos que há alguns anos atrás se usava váriasbrincadeiras, nas escolas, para discussão aponto a primeira antiga, “Amarelinha”: Faz-se um desenho no chão com o seguinte formato:

[pic]


O primeiro jogador, joga a pedra no número 1 e com um pé só pula o 1 pisando no 2, 3 e 4 ao mesmo tempo, 5 com um pé, 6 e 7 ao mesmo tempo, vira e volta, quando chegar no 2 pega a pedra no 1 e pula fora. Depois joga no 2 e assim em diante. Não pode pisar nalinha senão é a vez do outro, esta brincadeira possibilita a criança a desenvolver o equilibrio, a atenção e também o senso de que errou, então a vez é do outro coleguinha, o educador pode fazer um trabalho na questão de alcançar objetivos enfrentando dificuldades, com um bom planejamento o educador consegue fazer com que simples brincadeiras como esta seja algo de grande valor para a criança.Outra brincadeira que também foi muito usada nas escolas era “Batata quente”, acontece da seguinte forma:
Todos em roda, sentados no chão, com um objeto na mão vai passando e cantando a seguinte canção:
   - Batata que passa quente, batata que já passou, quem ficar com a batata, coitadinho se queimou!
Quando disser “queimou”, a pessoa que estiver com o objeto na mão, sai da roda. Essabrincadeira faz com que a criança desenvolva a agilidade e também o bom senso de perder e ficar de fora esperando o recomeço da brincadeira , algo que tem que ser trabalho com a criança, a “paciência”, pois em um mundo digital , moderno qem que vivemos hoje a tendência é ter pressa para tudo, as crianças têm sido muito afetadas com a impaciência e o medo de perder, numa sociedade que só éimportante por “ter” e não pelo “ser”.Dentre essas outras brincadeiras e jogos foram muito usados.
Nos dias de hoje, as escolas têm implantado aulas de dança, espotes como Capoeira e tem até feito contratOs com academias para realização de aulas de aeróbica com os alunos. Jogos de computador têm tirado o lugar de brincadeiras e jogos em grupo,quase não se fala em jogos pedagógicos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • brincar cuidar educar
  • CUIDAR EDUCAR E BRINCAR
  • Relação com o cuidar, o brincar e o educar.
  • O educar, cuidar e brincar na educação
  • AS RELAÇÕES DO EDUCAR, BRINCAR E CUIDAR NA ED.INF.
  • O cuidar, educar e brincar para o desenvolvimento infantil
  • O CUIDAR, O BRINCAR E O EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Educação infantil, mais do que cuidar é Educar e brincar com amor e carinho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!