A creche e o tipo de assistência prestada ás criançaas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
©©©©©©©©©©©©©©©©©©© ©[pic]

























































































SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 4

DESENVOLVIMENTO 5

CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8











































  As atividades queenvolvem o brincar, são de extrema importância no desenvolvimento da criança uma vez que ajudam a construir o conhecimento, podem ser entendidas como situações em que as crianças possam expressar diferentes sentimentos, podendo, gradativamente, aceitar a existência do outro. São atividades lúdicas que visam melhorar a socialização entre as crianças, fazendo com que vivenciem situações de colaboração,trabalho em equipe e respeito. Além de proporcionarem momentos lúdicos e prazerosos, fazendo com que a criança classifique, ordene, estruture, resolva pequenos problemas e sinta-se motivada a ultrapassar seus próprios limites. Enquanto brinca, a criança está pensando, criando e desenvolvendo, dentre outros fatores, o pensamento crítico.
Foi preciso que houvesse uma profunda mudança da imagemda criança na sociedade para que se pudesse associar uma visão positiva a suas atividades espontâneas, surgindo como decorrência à valorização dos jogos e brinquedos. O aparecimento do jogo e do brinquedo como fator do desenvolvimento infantil proporcionou um campo amplo de estudos e pesquisas e hoje é questão de consenso a importância do lúdico.
Dentre as contribuições mais importantesdestes estudos, segundo Negrine (1994, p. 41), podemos destacar as atividades lúdicas possibilitam fomentar a "resiliência", pois permitem a formação do autoconceito positivo; possibilitam o desenvolvimento integral da criança, já que através destas atividades a criança se desenvolve afetivamente, convive socialmente e opera mentalmente. Os brinquedos e os jogos são produtos de cultura, seus usospermitem a inserção da criança na sociedade.
Brincar é uma necessidade básica assim como é a nutrição, a saúde, a habitação e a educação; ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona idéias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidadessociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento.




Antigamente não existiam muito brinquedos e se as crianças quisessem se divertir tinham que usar a criatividade. As brincadeiras antigas mais populares entre as crianças eram: Amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, telefone sem fio, pipa e muitas outras. Tudo issofazia parte do seu cotidiano e assim elas se divertiam por horas e dias.
Sempre havia alguém disposto a inventar uma nova forma de brincar e sem utilização de qualquer material sofisticado, tudo era muito artesanal e simples.
E agora o que as crianças fazem para se divertirem e distraírem? O único brinquedo ultimamente é o vídeo-game e o computador, onde as crianças passam horas ehoras lá, vidradas e nem sequer saem para comer. Essa era está ligada as tecnologias atuais que trazem o total conforto para muitos, entretanto não há integração social nenhuma neste ato.
Dentre as brincadeiras citadas acima, algumas ainda hoje, fazem parte do cotidiano da criançada.
Abaixo estão relacionadas duas brincadeiras antigas e duas ainda hoje atuais:

Brincadeiras antigas:• Amarelinha: Consistia em fazer quadrados no chão com um giz ou até mesmo com um pedaço de tijolo velho. Nestes quadrados eram escritos números de 1 a 10 e no topo o céu, em formato oval. Cada jogador, então, jogava  uma pedrinha, inicialmente na casa de número 1, devendo acertá-la em seus limites. Em seguida pulava, em um pé só nas casas isoladas e com os dois nas casas duplas, evitando a...
tracking img