Carol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUANDO TUDO ACONTECEU...



384 a.C.: Nasce Aristóteles em Estagira, próximo de Pela, a capital da Macedónia. - 373 a.C.: Morrem seus pais; vai viver para casa de uma irmã em Mísia. O cunhado será o seu tutor. Torna-se amigo de Hermias que virá a ser o tirano de Assos. - 367 a.C.: Aos 17 anos Aristóteles frequenta a Academia de Platão, em Atenas. - 356 a.C.: Nasce Alexandre, filho de Filipeda Macedónia. - 347 a.C.: Morre Platão. Aristóteles não aceita Euspeusipo como novo director da Academia e parte para Assos, onde governa Hermias. Depois da morte deste vai para Mitilene, na ilha de Lesbos. - 343 a.C.: Aos 41 anos Aristóteles parte para Pela, a fim de se ocupar da instrução de Alexandre. - 340 a.C.: Aos 44 anos Aristóteles volta para a sua terra natal, Estagira; casa com Pítia.Durante 5 anos gere as suas propriedades. - 336 a.C.: Filipe da Macedónia é assassinado. Sucede-lhe Alexandre. - 335 a.C.: Aos 49 anos Aristóteles abre o Liceu, em Atenas. Alexandre financia-lhe a construção e manutenção da escola. - 323 a.C.: Morre Alexandre. Aristóteles tem 61 anos; perseguido pelos gregos, foge para a ilha Eubeia, onde vive sua mãe. - 322 a.C.: Morre na ilha Eugeia, aos 62 anos,no mesmo ano em que morre Demóstenes.



PÍTIA


Do mar Egeu sopra uma amena brisa matinal. O dia anuncia-se tórrido, como é hábito em Estagira, durante o mês de Agosto.

O vento refresca os pés nus de Aristóteles, sentado sob o alpendre da casa que foi de Nicómaco, seu pai. A mesma aragem trespassa o manto singelo de pano grosseiro que lhe cobre o corpo atarracado, as pernas finas.Acabou de, na cozinha, comer um frugal pequeno-almoço de pão de cevada, embebido em água e vinho, alguns figos secos e nozes. Levantara-se, porém, três horas antes e ocupara esse tempo na dissecação de uma toupeira. A realização de uma tarefa, o trabalho, traz-lhe a felicidade. Como já fizera com outros animais, conseguira pormenorizar as partes essenciais constitutivas do olho do pequeno mamíferoinsectívoro.

.Agora, sentado na cadeira curva de braços, cerra os pequenos olhos encovados e argutos.

Há poucos meses voltou para Estagira, a sua cidade natal na Calcídica, Macedónia. Voltou de Pela, a capital. Durante três anos esteve na corte como professor de Alexandre, o filho de Filipe da Macedónia. Ensinou-lhe o que era vital para que o jovem sucedesse ao pai. A história talvez nãoesteja de acordo: Alexandre, o Grande, cometeu excessos inacreditáveis. Excessos que o filósofo não aprovou, ele, o criador da teoria do justo meio, o que se situa entre o defeito e o excesso, enfim, o bom senso.

O mar, na sua frente, atrai-o. Como na infância. Como, antes, em Assos e na ilha de Lesbos.

Aristóteles tem quarenta e cinco anos. Percorreu Estagira e alegra-se por Filipe ter começadoa cumprir a sua promessa: reconstruiria a cidade, por ele arrasada em guerra anterior, se o filósofo acedesse ao convite para preceptor de Alexandre.

É o momento de Aristóteles rever a sua vida.

Este retorno à casa do pai, a casa onde nasceu, no andar superior, é o lugar certo para a reflexão. Todas as coisas têm o seu lugar na disposição da natureza, como sempre afirmou.

Abre os olhos.Ao longe, sob o céu limpidamente azul, pareceu-lhe ver os contornos de Tasso, a ilha luminosa. Mais além, a costa asiática, o Continente pelo qual, desde criança, sente profundo fascínio.

Mas é a figura da mãe, Féstias, que, mais amiudadamente, lhe vem ao espírito. A casa precisa da mulher, a mulher que Aristóteles não quis, até ali, encontrar. A casa, depois uma mulher e um boi de trabalho,eis o que Hesíodo prescrevia para a felicidade masculina.

A casa e o boi de trabalho para os campos que herdou, possui-os já Aristóteles. Falta a mulher.

Talvez a brisa, subitamente, lhe avivasse a memória e tornasse nítida a escolha: a bela e terna irmã (ou filha?) do seu amigo Hermias, o tirano de Assos. Morto o irmão (ou pai?), Pítia vive em Pela, protegida por Filipe.

Mandará atrelar...
tracking img