Estudo de caso - companhia brasileira de confecções – cbc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A Companhia Brasileira de Confecções – CBC é uma empresa que atua no ramo de confecções desde 1974, quando foi fundada por Cláudio Barros e Marcel e, devido a seu rápido crescimento, transformou-se em uma Sociedade Anônima a partir de 1978, quando foi dada a oportunidade de participar como sócios minoritários da empresa aos cinco funcionários que mais se destacavam.A CBC produz e comercializa roupas, com modelagem e padronagem exclusivas, atendendo uma clientela de lojistas e consumidores do mercado brasileiro de modas. A empresa está voltada para um público diferenciado e de maior poder aquisitivo, caracterizando-se pela alta capacidade de produção, utilizando maquinário inovador, com baixo custo de produção e boa reputação do mercado aonde atua,conquistando a satisfação dos seus clientes.
2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC

De 1974 a 1978, Cláudio Barros se incumbiu principalmente do planejamento estratégico e tático, utilizando-se de seu tino administrativo e comercial e sagacidade para aproveitar todas as oportunidades que o mercado oferecia para empresa e, mantendo o foco na razão de ser da empresa, sua estratégia era de curto prazo. Oplanejamento operacional cabia principalmente a Marcel que se incumbia dos processos e operações industriais.
A partir de 1978, a empresa passou a ter um planejamento estratégico realizado por sua diretoria, mas cuja tomada de decisão era centralizada em seu diretor presidente, Cláudio Barros. Cabia aos demais diretores o planejamento tático e operacional, seguindo fielmente as orientaçõesda presidência. Os objetivos e metas não eram desdobrados para suas equipes, a quem cabia simplesmente cumprir as ordens determinadas. O horizonte de tempo desse planejamento continuou sendo de curto prazo, a nível estratégico não eram estabelecidos objetivos e metas, ficando estes restritos ao nível operacional, em ciclos anuais com metas quadrimestrais de vendas, faturamento e participação demercado.
Com o afastamento de Cláudio em 1980, esse modelo centralizador e de curto prazo se mostrou frágil, pois não havia liderança preparada para a tomada de decisões estratégicas.
Por não ter um planejamento de longo prazo, isto agravado pela falta de um líder com tino comercial e sagacidade para enfrentar a volatilidade do mercado, a empresa não soube reagir a tempo para seadequar às alterações de estrutura de demanda surgidas a partir de 1982.
3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC

A CBC apresenta uma organização linear, onde as opções de comunicação e relações formais são mínimas, simples e elementares. Assim sendo não há um canal formal de coleta de sugestões e mesmo os canais informais de coleta de sugestões são desencorajados, pois a análise das alternativas e atomada decisões esteve sempre centralizada em Cláudio.
Visando manter o clima organizacional amigável, característico da “família CBC”, os superiores hierárquicos são desestimulados à tomada de medidas punitivas severas em caso de erros por parte de seus subordinados. Por outro lado, as pessoas não são estimuladas a correr riscos e testar idéias inovadoras, portanto um erro cometido natentativa de melhorar um processo tem o mesmo tratamento de um erro por negligência.
A CBC foi uma empresa montada à base da vitalidade, combatividade e o arrojo de seus fundadores, seguindo uma estrutura organizacional tradicional, com centralização das decisões em seu líder principal, cabendo aos demais níveis executá-las fielmente. A nível operacional somente podem ser tomadas decisõesrotineiras, não inovadoras.
4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC

Uma vez que delegação ou empowerment significa proporcionar maior grau de liberdade e autonomia para as pessoas e equipes de trabalho, verificamos que esta prática é bastante desestimulada na CBC, que desde a sua fundação adota uma forma de administração tradicional e linear, onde as principais decisões estratégicas e táticas foram...
tracking img