Caso cbc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL

ALEXANDER SOARES DOS SANTOS
2010.02.17650-6
9102

PROJETO INTEGRADOR – PARTE I

Rio de Janeiro
22/09/2010

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................................3
2. O SISTEMAORGANIZACIONAL DA CBC ......................................................................4
3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC.................................................................................. 5
4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC ..............................................................................6
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................................... 7
6. REFERÊNCIAS ................................................................................................................... 8

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho será feita uma análise do sistema de planejamento da Companhia Brasileira de Confecções (CBC), empresa cujo negócio é moda e estilo e que está passando por mudanças desde a saída do seudiretor presidente por motivos de saúde.
Fundada em 1974, a CBC já foi reconhecida por ser uma lançadora de moda na produção de vestuário para o mercado brasileiro, e tem como alvo principal o público jovem das classes A, B e C. A razão de ser da empresa é inovar na produção de roupas de qualidade e estilo com modernidade e conforto.
O sistema de planejamento da CBC apresenta algunsproblemas que como mostrarei nesta análise que não prepararam a empresa para as dificuldades enfrentadas nos últimos dois anos. Caso alguns princípios do planejamento estratégico tivessem sido considerados pelos gestores o efeito de muitos problemas teriam sido amenizados.
Buscarei encontrar as principais causas da crise que a empresa está enfrentando e farei algumas recomendações paramelhoria.

2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC

O planejamento da CBC era de curto prazo, a sua preocupação era com o presente sem levar em consideração todos os fatores ambientais que seguramente iriam, em algum momento, influenciar na empresa.
Segundo Chiavenato, os dirigentes no nível institucional da empresa estão totalmente voltados para a tarefa primária de se relacionar com omercado e, com isso, se defrontar com a incerteza gerada pelos elementos incontroláveis e imprevisíveis do ambiente de tarefa da empresa e do ambiente geral. Existem duas dificuldades básicas em se lidar com o planejamento estratégico: a complexidade ambiental e a projeção de ações para o futuro.
A CBC não tinha incorporado algumas características fundamentais do planejamento estratégicotais como:
- Não projetou um planejamento de longo prazo. Como o presente da empresa exigia dedicação total, e como o futuro acenava com mais programas de expansão, a diretoria nem mesmo previu a possibilidade de uma fatalidade alterar o quadro diretivo. Não há evidências de que qualquer outra previsão ou estudo ambiental foi elaborado, existia apenas a expectativa de que “o futuro acenava commais programas de expansão”, e um grande esforço em aumentar a capacidade de produção com eficiência.
- Não levou em consideração que o ambiente de tarefa está sujeito à incerteza e imprevisibilidade dos eventos ambientais. Quando em 1982 iniciou-se uma grande alteração da demanda no país a empresa estava totalmente despreparada para lidar com aquela situação.
- Não existe oesforço de se obter o efeito sinergístico de todas as capacidades, competências e potencialidades da empresa. O diretor superintendente não participava ativamente das decisões da CBC, o planejamento tático e o operacional não eram integrados, ficando claro este panorama quando desfez-se o equilíbrio entre os diretores remanescentes e houve uma “enorme confusão de objetivos”.
A CBC certamente tinha...
tracking img