Projeto integrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
A FORDLÂNDIA
 
No final da década de 1920, Henry Ford instalou uma plantação de borracha no Pará, construindo uma verdadeira cidade no meio da floresta, dotada dos mais modernos equipamentos e decondições exemplares de vida: hospital, postos de saúde, quadras de tênis, mansões para os diretores da empresa, residências para os trabalhadores, cafeteria, farmácia...
 
Três mil caboclostrabalhavam na chamada Fordlândia, recebendo de 50 a 150 cruzeiros diários. Um milhão de pés de seringueira eram plantados nas terras conquistadas à floresta. De longe, Ford comandava a luta contra a selva.Tudo azul.
 
Dois anos depois, o preço da borracha começou a cair vertiginosamente no mercado internacional, com cada libra da mesma caindo do antigo valor de um dólar e meio até 25 centavos. Apesardisso, a Fordlândia “resplandecia”. Todos estavam confiantes no sucesso daquela cidade industrial. As famílias da elite dirigente pareciam altamente impressionadas com a simplicidade, a humildade e aamabilidade do cabloco amazonense.
 
De repente, no meio do idílio, o primeiro imprevisto. Os caboclos, aquela gente mansa e humilde, viram bichos. Começam por quebrar toda a cafeteria, arrasamtudo. Era um motim. Os funcionários da Ford, com suas famílias, correm de medo, fugindo pelos cargueiros estacionados no porto. Os caboclos, armados de varapaus, tais como os franceses na tomada dabastilha, encaminham-se para os redutos da elite dirigente, bradando qualquer coisa ininteligível aos ouvidos de bordo. Que é que eles ganiam com tanta raiva? Será “abaixo Mr. Ford?” Será “Abaixo a FordMotor Company? Não era nada disso. Parecia que se tratava de um caso pessoal com o marinheiro Popeye. O que os caboclos bradavam era: “Abaixo o espinafre! Chega de espinafre!”
 
O quebra-quebra durantea noite ajudou a serená-los. No dia seguinte, com a chegada do destacamento militar de Belém é que se ficou sabendo do que se tratava. Os caboclos estavam cheios de espinafre cozido e de comidas...
tracking img