Toyotismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
A administração japonesa nasceu no chão de fabrica, nos setores operacionais da manufatura, com a filosofia básica de evitar qualquer tipo de desperdício e de promover o melhoramento continuo.
Comesta filosofia, agregada a permanente busca de conhecimentos e tecnologias avançadas de produção (controle estatístico de processos, planejamento de produção, engenharia de produtos) e aliados aofavorecimento da política econômica governamental, os produtos japoneses alcançaram um diferencial competitivo no mercado internacional.
O sistema de produção japonês tal como é estruturado atualmentesurgiu nos vinte e cinco anos seguintes à Segunda Guerra Mundial, na Toyota Motor Co. Seu maior idealizador foi o engenheiro Taiichi Ohno. Daí decorre as duas outras denominações do método: SistemaToyota de Produção ou Ohnoismo.
A partir dos anos 70, começaram a tornar-se conhecidos os conceitos japoneses, que formaram um corpo de conhecimento composto de três elementos:

1- TÉCNICASADMINISTRATIVAS: Compreende soluções como a organização enxuta e os círculos de controle da qualidade, criadas para tornar mais eficiente os processos produtivos. Em sua maior parte, esses elementos integram oSISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO.

2- CULTURA ORGANIZACIONAL: Compreende hábitos mutáveis, como emprego vitalício, lealdade à empresa e dedicação integral ao trabalho.

3- CULTURA NACIONAL: São osvalores e tradições mais permanentes que os hábitos da cultura organizacional. Aprimoraram-se ao longo de séculos e terminaram por integrar e influenciar a maneira como os japoneses praticam aadministração.
Características Gerais da Administração Japonesa:

ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA - A administração japonesa se baseia na forma participativa de gestão, envolvendo participação dos funcionários noprocesso decisório, negociação de metas trabalha em grupo, controle exercido através de liderança, comunicação bilateral, participação nos resultados.

PREVALÊNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – A...
tracking img