Caso cbc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
O CASO CBC

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................................3
2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC ......................................................................4
3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC.................................................................................. 5
4. O SISTEMA DECONTROLE DA CBC ..............................................................................6
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................... 7
6. REFERÊNCIAS ................................................................................................................... 8

1. INTRODUÇÃO

Fundada em 1974 ,aCBC, Companhia Brasileira de Confecções ,surgiu da associação entre Cláudio Barros,ambicioso e competente ex-gerente de uma conceituada loja de modas da capital e Marcel,imigrante francês de grande aptidão técnica e com amplos conhecimentos sobre todas as fases da indústria de confecções. Basicamente o negócio da empresa era fornecer produtos da moda que aliassem conforto e elegância com um preçocompetitivo.
Produzindo malhas com padronagens exclusivas dentro das mais modernas técnicas de costura e modelagem trazidas da indústria parisiense por Marcel , a CBC representava o que de melhor havia no mundo da moda.

Tendo conquistado o publico jovem em geral , a CBC alcançou todo território nacional com seus produtos arrojados e inovadores , com vários distribuidoresespalhados pelo Brasil ela tornou-se rapidamente um sucesso no mercado de vestuário.

Assumindo a missão de vestir os jovens de forma confortável e com visual exclusivo , conforme os sonhos de Cláudio , a CBC representou um marco divisório que alcançou rapidamente um lugar de destaque no mundo empresarial , reconhecida e até mesmo copiada enfrentava o mercado guiada pelo seu co-fundador epresidente incontestável.

2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC

Sendo vital para assegurar a continuidade e crescimento de uma empresa, o planejamento é um processo dinâmico que, através de um conjunto de ações intencionais , coordenadas e orientadas, possibilitem a tomada de decisões pela organização ( representa os diversos departamentos de uma empresa de acordo com um organograma)transformando um objetivo(s) futuro(s) em realidade. Tais ações devem ser identificadas de forma adequada, aliando aspectos como prazo, custos, qualidade, segurança e desempenho, além de outros condicionantes que representem e levem a excelência em sua melhor forma.
Tendo Cláudio como diretor presidente a organização da CBC ao se tornar uma S/A era composta de cinco diretorias e umasuperintendência ocupada por Marcel (com cargo de diretor). As diretorias eram divididas em Técnica (ocupada por um modelista), Comercial (um vendedor), Indústrial (contador), Financeira (outro contador) e Administrativa (um bacharel em direito). Todos eram fieis funcionários e puderam participar do capital da empresa como pequenos acionistas.
O planejamento adotado pela empresa representava a visãoestratégica de Cláudio que através de sua forte liderança e apoiado pela maestria técnico-operacional de Marcel alcançava seus objetivos, os quais eram de dois anos em média.
Com metas arrojadas que levaram a um crescimento dentro de 4 anos entre a criação da empresa e sua transformação em S/A, as metas e objetivos da CBC eram verificados de dois em dois anos. Surgida em meio de grandesdificuldades , já no ano de 1976 era uma grande indústria e abriu seu capital admitindo pequenos acionistas em 1978.

3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC

Dirigir uma empresa significa dar as diretrizes para que se cumpra o que foi planejado atribuindo aos diversos departamentos da empresa e a seus colaboradores o rumo a ser seguido atuando e delegando de forma a cumprir os objetivos , liderando sem...
tracking img