A trindade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
A TRINDADE MISERICORDIOSA

A escultura da Irmã Caritas Müller que está numa casa de oração da Suíça fala mais que muitas palavras. Existe uma tendência muito atual que considera o ser humano como ocentro de tudo. Marginaliza totalmente o Deus criador, quando por vezes não o suprime. Infelizmente esta é a imagem do homem e de Deus para a grande maioria no nosso tempo...
O interessante deobservarmos é que o ser humano também nesta escultura está no centro. Ora, que classe de pessoa é esta? Não é o homem autônomo, consciente de si mesmo e dono de si mas é a pessoa na sua total fragilidade emiséria. A pessoa humana, na sua miséria, está circuncidada pela misericórdia de Deus.
Apreciamos na foto quatro círculos. O círculo expressa o caráter único de cada pessoa, tanto divina comohumana. É interessante notar que os círculos não são fechados, pois as pessoas podem entrar no círculo das outras na medida que seu amor é atuante. Que realidade bonita! O círculo central recolhe uma pessoahumana, que pode ser qualquer um de nós. Não dá para saber se é homem ou mulher, pobre ou rica, jovem ou velha e assim por diante. Parece sim se tratar de uma pessoa ferida nos caminhos da vida. Logonos vem a lembrança do BomSamaritano. As três pessoas divinas estão debruçadas, com reverência, sobre a pessoa machucada. É patente que o Deus uno e trino, comunga no mesmo sentimento de amor ecompaixão.
O Pai (à direita) está inclinado, joelho em terra, se esforçando com cuidado para levantar a pessoa ferida. O sentimento do Pai é de ternura, seu rosto se aproxima e beija o rosto inerte dapessoa.
O Filho (à esquerda), dois joelhos em terra, nos lembra da última Ceia; ele lava os pés da pessoa ferida, cura suas feridas com carinho e beija seus pés.
O Espírito Santo, figura que descedo alto e se aproxima do ferido, tanto pode ser a figura de uma pomba, de chamas ou de mãos que trazem vida. O bico da pomba, ao igual que o Pai e o Filho, beija a pessoa e lhe transmite um sopro...
tracking img