Antropocentrismo x ecocentrismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................................... 3
2. VALORES MOTIVACIONAIS..........................................................................................5
3. ANTROPOCENTRISMO X ECOCENTRISMO............................................................ 6
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................................. 7
5. REFERÊNCIAS .................................................................................................................. 9

1. INTRODUÇÃO

A pobreza e a exclusão social são fatores debatidos há décadas, mas as intervenções governamentais ainda não são satisfatórias nem eficazes a ponto de erradicaresses problemas. Percebemos que as autoridades governamentais atentam para o desenvolvimento do país, mas como um todo pouco investem na melhoria da qualidade de vida do cidadão brasileiro pobre, não ofertando a estes a possibilidade de desenvolvimento, acarretando a situação de “escravo” da atual condição em que vive. Jacy Curado¹ em entrevista a Midiamax diz que:

“(...) particularmentedos políticos do poder executivo que fazem um discurso economicista de modelo de desenvolvimento, pois poderiam incorporar, por exemplo, os debates recentes sobre questão da liberdade e da felicidade enquanto forma de desenvolvimento e não é somente ficar noticiando a criação de indústrias para criar empregos às vezes insustentáveis”.

Em Campina Grande a pobreza e a exclusão social era umagrande problemática do município, já que cerca de 450 pessoas tinham o trabalho de catação como única fonte de renda, não suprindo suas necessidades básicas de sobrevivência, excluindo essas famílias dos direitos dos cidadãos. A Prefeitura, em parceria com organizações do setor, realizou a retirada os catadores do lixão, inserindo-os em ambientes de trabalho de reciclagem favoráveis que possibilitaramo reconhecimento social e geração de uma renda que suprisse os níveis mínimos de consumo e sobrevivência.

Através da pobreza e exclusão social, percebemos o desemprego. Segundo o Governador José Serra, candidato a Presidência, a “geração de emprego é questão social número 1 no Brasil”², pois dela vêm à renda das famílias. Serra apóia as iniciativas federais que oferecem cursos gratuitos dequalificação profissional, já que muitas vagas de emprego não são preenchidas pela falta de capacitação profissional. A Prefeitura de Campina Grande não se mostrou inerte quanto à situação de emprego da população carente do município, diagnosticou que a maior parte dos catadores de materiais recicláveis não teve acesso aos estudos, muitos deles sendo analfabetos, o que os impedia de sair daquelacondição de trabalho em busca da sobrevivência, impossibilitando a ascensão profissional em busca da melhoria das condições de vida.

Para combater esses fatores a Prefeitura norteou o trabalho pelas legislações federais existentes através da Gestão de Resíduos Sólidos. Realizando a retirada os catadores do lixão, inserindo-os em ambientes de trabalho de reciclagem favoráveis que possibilitaram oreconhecimento social e geração de uma renda que suprisse os níveis mínimos de consumo e sobrevivência.

Segundo o Instituto Ethos: “Uma empresa socialmente  responsável é  aquela  que  tem  a  capacidade  de  incorporar no  planejamento  de   suas  atividades  as demandas  e  os  interesses  de  todos  os públicos  com  os  quais  se  relaciona:.  Ou  “Uma  empresa socialmente  responsável  éaquela  que  conduz  os  negócios  com  o objetivo  de  se  tornar  parceira   e  co-responsável  pelo  desenvolvimento  social.” As empresas trabalham em prol de um resultado sustentável econômica, financeira, social e ambientalmente, para isso implantam sistemas que envolvem todo o publico, inclusive os clientes e a comunidade.

No Município de Campina Grande era a constante presença de...
tracking img