Caso toyota

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Católica de Salvador.
Curso: Ciências Contábeis.
Matéria: Contabilidade Gerencial.
Prof.: Dilson. Turno: matutino.
Equipe: Daniela e Maurício.

Trabalho sobre Planejamento Estratégico.

Introdução

Antes de tratar do assunto, planejamento estratégico, faremos uma breve introdução de conceitos relevantes para uma maior compreensão do assunto emdestaque.
O primeiro, é o conceito de mercadologia e suas variáveis, já que o planejamento está inserido nesse cenário maior, que é o mercado, e dele não pode ser dissociado.

Mercadologia

Conceito

Performance de um conjunto de atividades empresariais que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor para o consumidor ou usuário.E, que tem como objetivo: criar, verificar e satisfazer osgostos, as vontades, necessidades e expectativas dos consumidores.

Variáveis Mercadológicas

Conceito

Fatores que mudam o comportamento do mercado de formas variadas e interferem no processo de comercialização dos produtos e/ou serviços oferecidos pelas empresas.
Tais mudanças são constantes e afetam o ambiente interno e externo das empresas.
As variáveis mercadológicas classificam-se daseguinte maneira:

Controláveis

Quando as empresas podem exercer sobre elas qualquer espécie de controle através de ações estratégicas ou táticas que alterem o comportamento do mercado.
As variáveis controláveis, entre outras, são, por exemplo:
• Concorrência;
• Preço;
• Distribuição;
• Propaganda;
• Promoção de Vendas;
• Produto.

Incontroláveis

Quandosurgem independentes das ações das empresas, provocando significativas alterações no mercado.
Essas variáveis fogem ao controle das empresas, ou seja, são variáveis que surgem sem a intervenção empresarial e que deixam as empresas praticamente sem condições de realizar quaisquer tipos de manobras para modifica-las e/ou inibir tais variáveis.

Entre elas temos:
• Mudança na Legislação;
•Ética;
• Cultura;
• Política;
• Religião.

As variáveis mercadológicas podem ocorrer tanto a nível micro quanto a nível macroeconômico.E, agora com o recente processo de globalização tais variáveis tornam-se cada vez mais significativas (exercem influências em áreas geográficas maiores) e surgem cada vez mais rapidamente, influenciando muitas vezes vários países ou regiõessimultaneamente, tornado o mercado empresarial cada vez mais competitivo ,surgindo dessa forma a necessidade de um planejamento estratégico cada vez mais eficiente e eficaz, forçando as empresas a desenvolverem soluções criativas e compatíveis com as ligeiras mutações do mercado.

Planejamento Estratégico

“Nenhum vento é bom para quem não sabe para onde ir”.Aristóteles.

“Na busca da satisfação de necessidades recíprocas organizacionais e de consumidores e clientes, uma instituição precisa planejar o seu futuro. Mais do que isso, precisa ser viável sobrevivendo e crescendo quando possível.”
(COBRA, Marcos. Administração de Marketing, capítulo 2, pg.51. Ed.ATLAS S. A.1992- São Paulo-SP.).

“O planejamentoestratégico é o processo administrativo de desenvolver e manter uma viabilidade entre os objetivos organizacionais e os recursos e as oportunidades de mercado em constante mutação.
O alvo do planejamento estratégico é configurar e reconfigurar o negócio da empresa e seus produtos de forma que eles combinem produção de lucros e crescimento.”(Philip Kotler)

Na verdade, as definições e as teoriasque envolveram o planejamento estratégico nos últimos anos não foram poucas, praticamente cada autor desenvolveu sua metodologia e suas conceituações adicionais, mas sempre com vistas em um mesmo objetivo: buscar a perpetuação da organização.
É exatamente desse prisma que tem crescido a visão do planejamento estratégico: como dispor de alternativas para fazer frente às ameaças ambientais e ao...
tracking img