Discalculia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
D I S C A L C U L I A: Um desafio na Matemática

“Uma criança não é muito desejosa de aperfeiçoar o instrumento com o qual a atormentamos; mas faze com que esse instrumento sirva aos seus prazeres e logo ela se interessará por ele, apesar de vós. Fazemos muita questão de pesquisar os melhores métodos de ensinar a ler, inventamos as escrivaninhas, os mapas, fazemos do aposento de uma criança umaoficina tipográfica (...) Que pitoresco! Um meio mais seguro para tudo isso e o que esquecemos sempre é o desejo de aprender. Dai à criança esse desejo depois penseis em vossas escrivaninhas (...); qualquer método lhe será bom. O interesse presente; eis a grande motivação, a única que leva seguramente e longe (...). Acrescentarei estas simples palavras que constituem uma importante máxima; é quehabitualmente obtemos muito, segura e rapidamente, aquilo que não nos é pressionado a conquistar.”

J.J. Rousseau – Emile ou Traité de L”Éducation

6

Resumo
A matemática faz parte do cotidiano de todas as pessoas. Ela está no tempo que passamos, no espaço que ocupamos, na distância que percorremos e em todas as referências de contagens e comparações que realizamos junto à sociedade. Todosesses conceitos devem ser adquiridos na infância e aperfeiçoados durante o período escolar. Quando isso não acontece, encontramos um distúrbio de aprendizagem ainda pouco conhecido: a discalculia. Neste trabalho a discalculia é retratada através de pesquisas, diagnósticos e observações feitas em sala de aula. Nos deparamos com algumas pesquisas e estudos mais aprofundados e, uma maior compreensãoe preparo sobre essa dificuldade, por parte dos educadores e especialistas na área de educação. O reconhecimento da discalculia como um distúrbio de aprendizagem e a capacidade de lidar com ela dentro de sala de aula, são as melhores formas de incluir as crianças em seu grupo de convívio. Dar o apoio e a confiança que elas necessitam para se organizar no tempo e no espaço, é parte dessa nossameta educacional.

Palavras-chave: Discalculia; Distúrbio de Aprendizagem; Matemática

7

Abstract Math is part of everyone’s daily life. It’s in the time that we spend, in the space that we are in, in the distance that we travel and in the comparisons and counting references that we do along with the society. All this concepts need to be acquire in childhood and improved during school time.When this doesn’t happen, we can notice a learnig disorder that isn’t very known yet: the discalculy. In this project, discalculy is presented through researches, diagnosis and observations done during class. We have come across some deeper researches and studies, besides a bigger comprehension and prepare about this difficulty, from educators and specialists point of view. Recognizing discalculyas a learnig disorder and being able to deal with it in class, are the best ways to include the children in their daily social groups. Giving them the support and trust they need to organize thenselves in time and space, is part of our educational.

Key-words: Discalculy; Learnig disorder; Math

8

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO--------------------------------------------------------------------------OBJETIVO -------------------------------------------------------------------------------METODOLOGIA ------------------------------------------------------------------------CAP. 1 – CONHECENDO A DISCALCULIA ------------------------------------1. O que é discalculia ----------------------------------------------------1.1 Sintomas e diagnósticos ----------------------------------------1.2 Estudoscientíficos -----------------------------------------------1.3 Os diferentes graus de discalculia ---------------------------1.3.1 Exemplos das dificuldades apresentadas ---------CAP. 2 – AS DIFICULDADES NA DISCALCULIA ----------------------------2. Causas e Distúrbios --------------------------------------------------2.1 Tipos de Discalculia ---------------------------------------------2.2...
tracking img