Discalculia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Este artigo pretende expor um déficit comum, porém pouco conhecido, denominado discalculia que também é considerado um distúrbio.
Tendo como objetivo ajudar o professor a compreender melhor o assunto, esta pesquisa fornece dados que ajudam a compreender a discalculia e suas principais características, apontando o trabalho pedagógico por meio de jogos como umaestratégia importante neste contexto.
Inicialmente abordamos o desenvolvimento do conhecimento lógico matemática também as dificuldades que a criança e o adulto tem relacionadas a aprendizagem de matemática, diferenciando duas dificuldades bem comuns a Acalculia e Discalculia.
O capitulo final foi construído com base nos estudos das metodologias do ensino lógicomatemático, analisamos formas pelas quais os educadores podem identificar esse tipo de problema em sala, tratamos também de métodos adequados para o ensino de crianças discalcúlicas, como atuar em um ambiente que tenha presente uma criança com essa dificuldade, alguns jogos e atividades lúdicas relacionadas ao raciocínio lógico para que a criança sinta-se interessada, tornando assim, mais fácil a atuação doprofissional da educação com essa criança.

1. O desenvolvimento lógico-matemático da criança:Onde podemos encontrar a matemática
Pode-se encontrar a matemática em muitos lugares como livros, filmes, desenhos, computadores e por toda a natureza, poderemos ver um segmento de reta na aresta de um edifício, as sombras dos objetos representam figuras geométricas, nas pétalas de uma flor épossível encontrar simetrias, o batimento cardíaco pode ser um exemplo de uma sucessão termo matemático para definir uma operação sequencial, sintetiza problemas do comércio, seguros e finanças através da álgebra e da análise, estuda e estrutura dados com a estatística, desenvolve a química e a física apoia a estrutura das línguas com a lógica.
Existem milhares de outras subcategorias da matemáticaque podem ser aplicadas a outros saberes, porém nos dias de hoje, muito da matemática que se faz não é aplicável, podendo contribuir com novas teorias de outros saberes, ou ser esquecida.
A matemática é o fruto do trabalho de vários pesquisadores nunca de uma pessoa isolada, podendo então demorar séculos para se desenvolver, muitas vezes pode-se pensar que as únicas ferramentas necessárias paraa investigação matemática é um lápis e massa cinzenta porém, a matemática não é feita somente dentro da cabeça, há muitas experiências e objetos que contribuem com a sua produção.
O conhecimento matemático discrimina-se de todos os outros pelo seu caráter abstrato, as suas definições são fixas e existem num mundo coeso e imaginário, entretanto os conceitos matemáticos possuem uma intimarelação com a vivência e percepção das coisas, por vezes possuem aparentes contradições, por exemplo: o zero (0) impõe uma existência de notação para o que não existe, os números negativos demonstram uma contagem do que não se tem. O conceito matemático define-se em tentativas de aproximação da realidade sendo assim, muito complexa.
A matemática que se estuda na escola é facilmente encontradaem necessidades cotidianas e isso é obvio até ao 9º ano, mas no ensino médio parece que ela não tem tanta utilidade porém, não é por acaso que se estuda matemática nas escolas, ela é útil para estimular e desenvolver o pensamento estruturado e o raciocínio lógico.
Com a grande evolução da sociedade, cada vez mais são exigidos os conhecimentos matemáticos de todos os cidadãos, como umarquiteto considera a matemática útil para auxiliar na criação da beleza, o engenheiro para reforçar e aprovar experiências, o físico por ser a linguagem da ciência, o político na administração e na implementação de leis, é de muita importancia destacar que o conhecimento da matemática é um saber necessário a todas as disciplinas e ciências.
Pode-se considerar que todo indivíduo...
tracking img